Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Olhe para as luzes


Ao menos na Holanda, andar de bicicleta à noite ficou mais fácil. Isso porque, o país acaba de inaugurar uma ciclovia que brilha no escuro, especialmente inspirada em uma das obras mais conhecidas do pintor Van Gogh, “Noite Estrelada”.


Também chamada de Van Gogh-Roosegaarde, a ciclovia possui milhares de pedras luminescentes recarregadas com energia solar durante o dia, para depois emitirem uma luz-esverdeada ao anoitecer.

 

Assim, além de proporcionar exuberantes efeitos com sua iluminação, o conceito de sustentabilidade prevalece no projeto, pois não há energia elétrica envolvida. Além disso, o aumento da segurança é evidente, uma vez que as recomendações de trânsito foram estabelecidas.


O trabalho desenvolvido pelo Studio Roosegaarde e concretizado pela empresa Heijmans Infrastructure é a primeira etapa de um projeto maior, chamado “Rodovia Inteligente”. Ele pretende criar estradas interativas e sustentáveis no país, por meio da utilização de diferentes tecnologias.

 

Vale acrescentar que a ligação Ciclovia-Van Gogh não provém apenas da lembrança à obra do renomado pintor, mas trata-se ainda de uma homenagem a ele, que nasceu em 1853, na Holanda, mais precisamente na província de Brabante do Norte, da cidade Eindhoven, por onde passa a ciclovia.

,

Dessa maneira, a ideia era dar mais notoriedade ao artista local, que em 2015 completará o 125° aniversário de morte.

A nova paisagem holandesa e os ciclistas também agradecem.


Crédito/fonte da foto: Gizmag
Fonte do post: Gizmag, Mega Curioso e O tempo


Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo