OMA transforma galpão abandonado em espaço artístico comunitário

O prédio revitalizado fica em Detroit, no estado de Michigan (EUA)
0 Compartilhamentos
0
0
0

A obra foi desenvolvida em colaboração com o coletivo Library Street (Foto: OMA e Luxigon/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

13/05/2022 | 15:15 — O escritório alemão OMA divulgou seu mais novo projeto de renovação e reutilização: a transformação de um antigo galpão — utilizado como padaria há alguns anos — em um espaço artístico de uso misto e comunitário, apelidado de LANTERN. 

A obra foi desenvolvida em colaboração com o coletivo Library Street. Juntas, as instituições desenharam, ainda, uma nova sede para duas ONGs: a Progressive Art Studio Collective (PASC) e a Signal-Return. O edifício abriga, também, estúdios, galerias, lojas comunitárias e espaços de reunião.

O escritório adaptou o local, que estava abandonado, para se tornar um “aglutinador de atividades”. O prédio ganhou pátio acessível no centro do empreendimento — área que já estava sem cobertura e com paredes inacabadas —; galerias que cercam o espaço aberto; janelas nas galerias que simularão vitrines; e um grande destaque do design, a abertura de 1.500 furos na fachada de alvenaria, preenchidos com blocos de vidro, que substituirão as janelas. 

No total, são dois mil metros quadrados disponíveis, adaptados para potencializar a relação entre a comunidade e os acessos. 

A PASC e a Signal-Return são organizações que se destacam pela abordagem diversificada e objetiva da construção de comunidades através das artes. “Para apoiá-las e melhorar suas condições, iremos voltar o edifício para o bairro para aumentar densidade  de atividades criativas”, completa Jason Long, arquiteto do escritório OMA.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.