Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Os escritórios de arquitetura mais premiados do Brasil

Ruslan Gi/ Shutterstock.com

Redação Galeria da Arquitetura

Dos tradicionais aos mais promissores, os escritórios de arquitetura brasileiros imprimem inovação e versatilidade em seus projetos. Com traços que expressam linguagens ecléticas, modernistas e contemporâneas, o que acaba prevalecendo de melhor na arquitetura é a diversidade de estilos, talvez inspirada pelas inúmeras influências que fazem parte da história do país.

Uma das maneiras de condecorar o autor da obra por sua arte é por meio das premiações, concedidas por grupos ligados ao setor. Conheça abaixo a seleção com alguns dos melhores escritórios de arquitetura brasileiros, que são mais premiados.

Paulo Mendes da Rocha

Considerado um dos arquitetos brasileiros contemporâneos mais influentes, Paulo Mendes da Rocha pertence ao movimento da escola modernista de São Paulo, que foi liderada por João Batista Vilanova Artigas. Formado em 1954, projetou muitas obras relevantes, como o Edifício Guaimbê, Museu Brasileiro da Escultura, Pinacoteca de São Paulo, entre outros — muitos deles em parceria com outros arquitetos e escritórios. Dentre as muitas conquistas de Mendes da Rocha, destacam-se o Prêmio Pritzker 2006 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza 2016.

Projeto: Pinacoteca, Paulo Mendes da Rocha - Foto: Nelson Kon

Ruy Ohtake

Formado em 1960, o arquiteto adequa a pesquisa tecnológica à realidade da indústria de construção, sem deixar de lado a plasticidade original de seus traços. Considerado um arquiteto influente da arquitetura contemporânea, Ruy Ohtake possui obras expressivas, como o Hotel Unique, Centro Cultural de Jacareí, Edifício Fundação Carlos Chagas, entre outros. Possui diversos prêmios, com destaque para o Colar de Ouro, maior condecoração do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).

Projeto: Hotel Unique, Ruy Ohtake - Foto: Andrés Otero

studio mk27

Fundado em meados de 1980 por Marcio Kogan, o escritório integra 20 arquitetos e colaboradores de vários países que desenvolvem projetos do início ao fim, além de assinarem co-autoria de obras. Coleciona 12 premiações do IAB e prêmios internacionais como Wallpaper Design Awards, Record House, D&AD “Yellow Pencil”, LEAF Awards, Dedalo Minosse, Barbara Cappochin da Bienal Internacional de Padova e o World Architecture Festival. 

Projeto: Casa Paraty, studio mk27 - Foto: Nelson Kon

Dante Della Manna Arquitetura

Formado em 1978, Dante Della Manna é responsável pela criação, consultoria e programas de ocupação do escritório. Conta com cinco premiações do IAB e seis da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Também recebeu um troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por projeto de arquitetura em São Paulo e cinco prêmios Flex por arquiteturas comerciais e corporativas, além de premiações concedidas por marcas comerciais, como Deca, Duratex, BTcino e Lafarge.

Projeto: Linkedin, Dante Della Manna - Foto: Nelson Kon

Dupré Arquitetura

Fundada em 1985 pelo arquiteto Nelson Dupré, o escritório desenvolve projetos de médio e grande porte de diversas tipologias, dedicando-se também à revitalizações de edifícios tombados. Recebeu diversas premiações pelo projeto Sala São Paulo, como menção Hors Concours no Prêmio Master Imobiliário do Secovi-SP, medalha Dr. Ulysses Guimarães da OPB (Ordem dos Parlamentares do Brasil), Prêmio AsBEA, Prêmio ECO da AMCHAM-SP (Câmara Americana do Comércio de São Paulo), Master Arquitetura Corporativa da Flex e prêmio de honra USITT Architecture Instituto de Tecnologia de Teatro dos Estados Unidos. A Sala São Paulo também foi considerada como melhor projeto de uso público do mundo pela FIABCI (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias).

Projeto: Sala São Paulo, Dupré Arquitetura & Coordenação - Foto: Dario de Freitas

aflalo/gasperini arquitetos

Fundado em 1962, o escritório é considerado pioneiro na projeção de edifícios sustentáveis e inteligentes na cidade de São Paulo, assinando obras como Etower, complexo Rochaverá Corporate Tower, Infinity Tower, entre outros. Possui diversas premiações, destacando nove Prêmios AsBEA, quatro Prêmios Master Imobiliário, dois Prêmios IAB, dois Prêmios APCA e três em O Melhor da Arquitetura. 

Projeto: Ventura Corporate Towers II, aflalo/gasperini arquitetos - Foto: Leonardo Finotti

Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Criado por Henrique Reinach e Mauricio Mendonça em 1987, o escritório administrou e construiu muitas de suas obras durante os primeiros 15 anos de atividade. Recebeu premiações e menções honrosas em sete edições do Prêmio AsBEA e IAB por obras construídas, além do 1° prêmio da Bienal de Arquitetura de Brasília em 2006. A sede do Reinach Mendonça foi projetada pelo próprio escritório e recebeu o prêmio do IAB regional de São Paulo, além de destaque nacional de escritório do ano pela premiação da AsBEA.

Projeto: Residência CT II, Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Foto: Nelson Kon

FGMF Arquitetos

Fundado no ano 2000 pelo trio de arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes, o escritório conquistou, ainda em 2009, o prêmio Wan 21 for 21, figurando na seleta lista dos 21 escritórios de arquitetura do século 21. Em 2014, recebeu 20 prêmios, sendo que três deles alcançaram as principais categorias do Prêmio AsBEA. Também conquistou o primeiro Prêmio de Arquitetura Azkonobel, promovido pelo Instituto Tomie Ohtake, e premiações internacionais como Chicago Atheneum Award, nos EUA, e Dedalo Minosse, na Itália.

Projeto: Casa Grelha, FGMF Arquitetos - Foto Rafaela Netto
Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo