Outubro Urbano debate o papel das cidades no combate às mudanças climáticas

O evento, que acontece anualmente, visa levantar discussões sobre como a vida nos grandes centros urbanos pode ser melhor para todos
0 Compartilhamentos
0
0
0

Outubro Urbano

O tema de 2021 também funciona como preparação para a COP26 (Foto: Divulgação/ONU-Habitat)

Texto: Vinícius Veloso

13/10/2021 | 17:30 — O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) realiza neste mês o evento “Outubro Urbano”. A iniciativa, que acontece anualmente, traz sempre assuntos selecionados para incentivar os debates sobre como fazer com que a vida nos grandes centros urbanos seja melhor para todos. Em 2021, o tema escolhido é a luta das cidades contra as mudanças climáticas, assunto que também funciona como preparação para a COP26 (Conferência das Partes), que acontece em Glasgow, no Reino Unido, entre os dias 1º e 12 de novembro.

Desde 2018, a representante brasileira do ONU-Habitat realiza dentro do “Outubro Urbano” uma iniciativa chamada de “Circuito Urbano”. Neste ano, com mais de 180 eventos, o projeto pretende oferecer apoio institucional e visibilidades para eventos realizados no território nacional por diferentes players. Por conta da pandemia, o “Circuito Urbano” acontece de maneira virtual, com apresentações gravadas ou ao vivo. Os debates serão transmitidos via YouTube e estarão divididos em quatro linhas: “Cidades Inclusivas e Justas”, “Cidades Sustentáveis”, “Cidades Resilientes” e “Cidades Saudáveis”.

A programação completa está disponível no site do “Circuito Urbano”.

“Um dos principais objetivos das Nações Unidas em 2021 é fortalecer a ação climática através da construção de uma coalizão global para neutralidade de carbono, adaptação e resiliência climática até 2050, limitando o aumento da temperatura global a 1,5°C […]. O debate sobre o tema vem em um momento fundamental após a revelação de dados alarmantes pelo recente relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)”, destaca o ONU-Habitat, que atua no Brasil há mais de 20 anos e tem participação em diferentes projetos em cidades de todo o País.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.