Palácio da Sé é restaurado em Salvador (BA)

Depois de mais de 20 anos fechado, o edifício será transformado em um equipamento cultural
0 Compartilhamentos
0
0
0

A obra de restauração contou com investimento de R$ 9,1 milhões (foto: divulgação/Iphan)

Texto: Lucas Barbosa

06/12/2019 | 16:30 – Fechado há mais de duas décadas, o Palácio da Sé – localizado em Salvador (BA) – será reaberto após ser submetido a obras de recuperação que duraram quatro anos. A entrega à população local será celebrada em cerimônia nesta sexta-feira (6) às 18h.

A intervenção revitalizou a cobertura e restaurou o forro e a pintura da fachada. Ao todo, foram investidos R$ 9,1 milhões captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Agora, o complexo será utilizado como equipamento cultural e vai abrigar o Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil.

A área térrea do edifício contará com um espaço para exposições. A primeira mostra será de presépios da coleção particular do engenheiro e arquiteto Celso Basto de Oliva. Também haverá uma exposição de móveis fabricados nos séculos XVII e XVIII com curadoria do antiquário Sérgio Caloula.

Além disso, o primeiro pavimento do complexo contará com a exposição permanente A igreja e a formação do Brasil e com a sala do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga (LEV) que possui um acervo com mais de 16 mil documentos históricos restaurados. Já no segundo andar, estará o Centro Administrativo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Sobre o Palácio da Sé

Também conhecido como Palácio Arquiepiscopal de Salvador (BA), o edifício foi o centro administrativo e pastoral da igreja católica no país por mais de 100 anos e sua construção é datada do século XVIII. Ele foi tombado pelo Iphan em 1938.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.