Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Paraty e Ilha grande são reconhecidas como Patrimônio Mundial

Paraty e Ilha Grande compreendem uma área com cerca de 149 mil hectares (foto: Catarina Belova/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

10/07/2019 | 14:10 – Paraty e Ilha Grande (RJ) foram reconhecidas como Patrimônio Mundial pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo o primeiro da categoria de sítio misto (cultural e natural). A decisão foi anunciada na última quinta-feira (5) durante reunião em Baku, no Azerbaijão.

Com quase 149 mil hectares, o sítio é composto pela Serra da Bocaina; Parque Estadual da Ilha Grande; Reserva Biológica da Praia do Sul; Área de Proteção Ambiental de Cairuçu; Centro Histórico de Paraty; e Morro da Vila Velha. A região conta com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa conservada – o segundo maior remanescente florestal da Mata Atlântica.

Os avaliadores do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) destacaram o sítio brasileiro pela “capacidade de demonstrar um exemplo excepcional de uso da terra e do mar e interação humana com o meio ambiente".

Além disso, o novo Patrimônio Mundial é o único da América Latina com uma cultura viva, já que os demais são sítios arqueológicos.

Leia mais

Paraty está mais próxima de se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo