Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Paredes decoradas são tendência: veja dicas e projetos

Projeto: Apartamento LB, Studio Boscardin.Corsi Arquitetura. Foto: Rodrigo Ramirez

Redação Galeria da Arquitetura 

As paredes decoradas dinamizam os espaços. E como a oferta de revestimentos é cada vez maior, há opções que se adequam tanto a projetos realizados por arquitetos e designers quanto a soluções do tipo ‘faça você mesmo’.

A arquiteta Carol Matos cita alternativas aos tradicionais papéis de parede. “Adesivos vinílicos, tecidos adesivos, texturas especiais que imitam cimento queimado, laminados decorados e tecidos são algumas das opções”, destaca. 

Há também os revestimentos fixos, que são mais caros e demandam mão de obra especializada. “A especificação de porcelanatos, cerâmicas e tijolos requer cores e padrões neutros e atemporais, afinal eles costumam ter uso prolongado”, explica a designer de interiores Edwiges Cavalieri. 

Para valorizar os ambientes também é importante aproveitar ao máximo recursos como a iluminação. “Formatos hexagonais e tridimensionais criam efeitos fantásticos quando iluminados. Isso se aplica a, praticamente, todos os tipos de revestimento como papéis de parede, porcelanatos, pastilhas, cimentícios, madeira, MDF entre outros”, comenta Edwiges.


Equilíbrio

Por mais chamativa que seja uma parede ou divisória, ela deve estar em harmonia com o restante do ambiente. “Se o revestimento escolhido for muito marcante, as demais superfícies devem ser neutras, assim ele pode sobressair na composição. O contrário também vale: se a decoração da parede for mais leve, o piso pode ser escolhido com liberdade”, ensinam os profissionais do Studio Boscardin.Corsi Arquitetura e Design de Interiores. 

Confira projetos recentes publicados na Galeria da Arquitetura:

Projeto: Spotify, AC Arquitetura, Foto: Divulgação

Projeto: Restaurante Dalva e Dito, Rosenbaum, Foto: Cassio Vasconcellos

Projeto: Linkedin, Dante Della Manna, Foto: Nelson Kon

Projeto: Quarto do Menino, Nayara Macedo Arquitetura Interiores, Foto: Divulgação

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo