Patrimônio Cultural maranhense será transformado em centro cultural

Com investimento de R$ 6,5 milhões, as obras no complexo ferroviário de Caxias serão realizadas pelo Iphan
0 Compartilhamentos
0
0
0

O complexo ferroviário de Caxias foi construído entre o fim do século XIX e o início do XX (foto: divulgação/Iphan)

Texto: Lucas Barbosa

29/01/2020 | 14:15 – O complexo ferroviário de Caxias (MA) – formado pela estação ferroviária, oficina de trens e armazém de mercadorias da cidade – será reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); a obra contará com investimento de R$ 6,5 milhões provenientes do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). Construído entre o final do século XIX e início do XX, ele é considerado um Patrimônio Cultural.

A rua Galiana, que fica próxima ao complexo, terá um trecho submetido à urbanização. Estão previstos a instalação de meio fio de concreto; a execução de passeio com piso, da pavimentação da pista de rolamento com asfalto e uma travessia diferenciada para pedestres; tratamento paisagístico; restauro dos elementos restantes do girador (estrutura ferroviária circular usada na manutenção e armazenamento de veículos); limpeza do maquinário; e a construção de uma área pavimentada destinada a eventos ao ar livre.

O armazém será reformado para comportar cursos de aperfeiçoamento técnico. O projeto também prevê a concepção de outros dois espaços que serão ocupados por cursos de informática e aulas de artesanato, além das áreas destinados para administração, banheiros, café e recepção. Já a oficina de trens será transformada em auditório e sala de exposições.

Já a estação ferroviária, devido ao seu bom estado de conversação, não será submetida a grandes obras. O projeto para ela prevê a revisão da cobertura, a recuperação das esquadrias internas e externas e do piso.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.