Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Pesquisa sobre cidades sustentáveis é lançada pela ONU-Habitat

A pesquisa tem como objetivo acompanhar a evolução das metas ODS presentes na Agenda 2030 da ONU (foto: Photocarioca/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

16/10/2019 | 09:15 – A consulta digital Cidades Sustentáveis, resultado da parceria entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Colab (startup de inovação em gestão pública), já está disponível para os interessados em apontar suas percepções sobre temas de desenvolvimentos sustentável.

Está é a segunda edição da iniciativa, que deverá ser repetida até 2030 visando o acompanhamento da evolução das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A edição anterior contou com 10 mil votos e recebeu a participação de 10 cidades brasileiras, sendo elas: Niterói, São Paulo, Santo André, Rio de Janeiro, Teresina, Juiz de Fora, Porto Alegre, Recife, Caçapava e Curitiba.

Este ano, graças ao aplicativo criado pela OS City (startup mexicana), as cidades de Chimbote, Trujillo, Barranco e Miraflores (Peru) e Tarija e La Paz (Bolívia) poderão participar da pesquisa.

A iniciativa compõe o projeto "Sistemas de Responsabilidade Pública: Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina", que pretende possibilitar a transparência e a participação dos cidadãos na implementação das políticas públicas nas cidades.

Os interessados em participar podem responder o questionário presente no site http://www.colab.re ou por meio do aplicativo Colab até o dia 31 de janeiro de 2020. São 29 perguntas de múltipla escolha sobre diversos temas, como transporte, inclusão, condições de moradia, entre outros.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo