Ponto turístico tombado é colocado à venda em Minas Gerais

Pirâmide de São Tomé das Letras, no interior do Estado, fica em uma área particular dentro do parque Antônio Rosa. Prefeitura tem interesse na compra do terreno
0 Compartilhamentos
0
0
0

Apesar de estar dentro de um parque municipal, o terreno de 5 mil m2 onde fica a Pirâmide é propriedade privada (Foto: Gabriel Borghi/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

09/02/2021 | 17:30 — Um dos principais pontos turísticos de São Tomé das Letras, na região sul de Minas Gerais, foi colocado à venda na última quarta-feira (03). A Pirâmide, como é conhecida a construção de pedra, fica em uma área particular dentro do parque municipal Antônio Rosa. No anúncio divulgado pela imobiliária em seu site e nas redes sociais, o proprietário pede R$ 1,2 milhão no bem que é tombado como patrimônio paisagístico da cidade.

De acordo com o corretor de imóveis Osny Lemos Ribeiro, em entrevista concedida ao jornal O Tempo, já há diversas propostas. “Mas o município tem preferência”, destaca. Por outro lado, a prefeitura confirmou que existe o interesse em adquirir a Pirâmide. Em nota divulgada nas redes sociais, Tomé Reis Alvarenga, prefeito da cidade, afirmou que já tenta negociar com o proprietário há algum tempo.

Mesmo que uma possível venda seja concretizada, qualquer projeto de exploração deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Artístico de São Tomé das Letras. Atualmente, o acesso ao ponto turístico é gratuito.

Reação pública

O impasse não foi bem recebido pelos moradores locais, que organizaram um protesto no mesmo dia em que a imobiliária divulgou o anúncio da Pirâmide. Um grupo se reuniu no ponto turístico, com cartazes que pediam que o local fosse desapropriado pelo poder público.

A Pirâmide

A construção da Pirâmide começou em 1978 e foi concluída dois anos mais tarde. A área onde ela está tem 5 mil m2 e pertence a um morador de São Paulo, que tem uma pousada e outros terrenos na cidade. O patrimônio fica no ponto mais alto de São Tomé das Letras e oferece uma das vistas mais procuradas pelos turistas.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *