Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Ponto turístico tombado é colocado à venda em Minas Gerais

Apesar de estar dentro de um parque municipal, o terreno de 5 mil m2 onde fica a Pirâmide é propriedade privada (Foto: Gabriel Borghi/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

09/02/2021 | 17:30 — Um dos principais pontos turísticos de São Tomé das Letras, na região sul de Minas Gerais, foi colocado à venda na última quarta-feira (03). A Pirâmide, como é conhecida a construção de pedra, fica em uma área particular dentro do parque municipal Antônio Rosa. No anúncio divulgado pela imobiliária em seu site e nas redes sociais, o proprietário pede R$ 1,2 milhão no bem que é tombado como patrimônio paisagístico da cidade.

De acordo com o corretor de imóveis Osny Lemos Ribeiro, em entrevista concedida ao jornal O Tempo, já há diversas propostas. "Mas o município tem preferência", destaca. Por outro lado, a prefeitura confirmou que existe o interesse em adquirir a Pirâmide. Em nota divulgada nas redes sociais, Tomé Reis Alvarenga, prefeito da cidade, afirmou que já tenta negociar com o proprietário há algum tempo.

Mesmo que uma possível venda seja concretizada, qualquer projeto de exploração deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Artístico de São Tomé das Letras. Atualmente, o acesso ao ponto turístico é gratuito.

Reação pública

O impasse não foi bem recebido pelos moradores locais, que organizaram um protesto no mesmo dia em que a imobiliária divulgou o anúncio da Pirâmide. Um grupo se reuniu no ponto turístico, com cartazes que pediam que o local fosse desapropriado pelo poder público.

A Pirâmide

A construção da Pirâmide começou em 1978 e foi concluída dois anos mais tarde. A área onde ela está tem 5 mil m2 e pertence a um morador de São Paulo, que tem uma pousada e outros terrenos na cidade. O patrimônio fica no ponto mais alto de São Tomé das Letras e oferece uma das vistas mais procuradas pelos turistas.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo