Prefeitura do Rio de Janeiro quer criar o High Line Park carioca no Elevado Paulo de Frontin

O poder público autorizou a realização de estudos para implantação de um parque urbano no trecho abaixo do viaduto, localizado no bairro do Rio Comprido
0 Compartilhamentos
0
0
0

High Line Park

O High Line Park é uma das áreas verdes mais visitadas de Nova Iorque (Foto: pisaphotography/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

30/07/2021 | 16:10 — O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, autorizou a realização de estudos para implantação de um parque urbano no trecho abaixo do Elevado Paulo de Frontin, no bairro do Rio Comprido. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o projeto leva a assinatura do arquiteto Jorge Delmas e tem inspiração no High Line Park, jardim suspenso em Nova Iorque com mais de 500 tipos de plantas e que foi construído sobre um viaduto que abrigava trilhos ferroviários. A iniciativa deve ser financiada pela Fundação Cesgranrio e outras entidades.

Com ciclovias, áreas de convivência e arte, o parque urbano pretende movimentar a economia de região e criar opções de lazer em um espaço pouco explorado da cidade. Inaugurado em 1974, o Elevado Paulo de Frontin tem 5,2 km e liga o emboque do Túnel Rebouças ao início da Linha Vermelha. A estrutura ficou marcada por um acidente em 1971, quando parte do viaduto ainda em obras ruiu devido à passagem de um caminhão carregado com oito toneladas de concreto. O desmoronamento amassou 20 carros, um ônibus e um caminhão que estavam parados no semáforo logo abaixo, provocando o soterramento de 48 pessoas.

High Line Park

Aberto ao público em 2009, o High Line Park rapidamente tornou-se uma das áreas verdes mais populares de Nova Iorque. Localizado no West Side de Manhattan, o parque linear tem 2,33 km de comprimento. As peças metálicas que compunham os trilhos da antiga estrutura ferroviária ficaram praticamente invisíveis entre as flores e o gramado. Em 2018, o projeto conquistou o prêmio Veronica Rudge Green, em Design Urbano, concedido pela Universidade de Harvard.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.