Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016

Crédito: Divulgação/ Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel

Fruto da parceria entre duas grandes instituições, o 3° Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel estendeu o prazo das inscrições para o dia 24 de abril. Os interessados devem se inscrever através do site do Instituto Tomie Ohtake e ficar atentos ao edital. A participação é restrita a arquitetos brasileiros e estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade e projetos construídos durante os últimos oito anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto.

O objetivo do Prêmio é destacar projetos arquitetônicos que construam um desenho significativo do panorama atual da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos. Serão analisados critérios fundamentais, como a relação urbana e o comprometimento com o sítio de implantação, a inventividade projetual e construtiva e, claro, a sustentabilidade.

Após avaliação do seleto corpo de jurados, composto por Gianfranco Vannucchi, Carlos Vainer, Daniel Corsi e Priscyla Gomes, os dez projetos finalistas participarão de uma exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, que acontecerá entre os dias 23 de junho e 7 de agosto de 2016. De acordo com a programação, no primeiro dia do evento serão anunciados os três vencedores.

Os profissionais responsáveis pelos três projetos mais destacados serão premiados com viagens internacionais para Dubai (Emirados Árabes Unidos), Varsóvia (Polônia) e Santiago (Chile), respectivamente destinadas ao primeiro, segundo e terceiro colocados.

Para refletir sobre a prática profissional e às problemáticas urbanas atuais do Brasil, o Prêmio celebrará o Simpósio “Narrativas de uma Prática” no dia 17 de março, com a presença de importantes arquitetos brasileiros e internacionais, como o português Eduardo Souto de Moura e os jurados da edição anterior, Abilio Guerra, Carlos Teixeira e Shundi Iwamizu.

Além disso, uma Mostra de Filmes sobre arquitetura serão projetados na fachada do edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, assim como ações educativas voltadas a crianças e jovens, com o objetivo de promover uma discussão arquitetônica em relação à cidade e às pessoas.

Fonte: Instituto Tomie Ohtake

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo