Prêmio Mies van der Rohe 2022 divulga projetos finalistas

0 Compartilhamentos
0
0
0

Estádio Olímpico de Helsinki, um dos projetos finalistas do Prêmio Mies van der Rohe 2022

O projeto de ampliação e remodelação do Estádio Olímpico de Helsinki é um dos finalistas (Foto: meunierd/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

19/01/2022 | 14:02 — Com obras executadas na Itália, Espanha, França, Bélgica, Finlândia e outros 13 países, a lista de finalistas do Prêmio Mies van der Rohe 2022 foi divulgada pela Comissão Europeia em conjunto com a Fundação Mies van der Rohe. Nesta edição do evento, o número de inscrições bateu um recorde, com 535 trabalhos participantes, dos quais 40 deles avançaram para a etapa decisiva. Entre os projetos que continuam na disputa, a grande maioria tem a função de habitação coletiva. A relação possui, ainda, edificações culturais, de uso misto, equipamentos educacionais, intervenções urbanísticas, instalações esportivas ou recreativas, entre outras.

Para o júri composto por Francesca Ferguson, Tatiana Bilbao, Triin Ojari, Mia Hägg, Marcel Smets, Spiros Pengas e Georg Pendl, o conjunto de obras destaca as oportunidades e as tendências da arquitetura contemporânea no continente europeu. Além disso, muitos dos projetos têm foco na inclusão social, sustentabilidade, concepção estética e circularidade. “A atual mudança de paradigma é a conquista da equidade e da democracia por meio de inclusão e aceitação da diversidade”, afirmam os jurados, lembrando que a construção de edifícios hoje em dia precisa considerar os seus programas futuros e a preservação do meio ambiente.

Os vencedores serão conhecidos no próximo mês de abril e a cerimôniaa de premiação está agendada para maio. A lista com os 40 trabalhos finalistas está disponível no site do evento.

Prêmio Mies van der Rohe

Concedido bianualmente, o Prêmio Mies van der Rohe reconhece a inovação e a excelência na arquitetura, além de promover a contribuição de arquitetos no desenvolvimento de novas ideias. Normalmente, participam os projetos executados nos dois anos anteriores. Mas, em 2022 foi permitida a inscrição de trabalhos finalizados há até 30 meses.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *