Primeiro projeto de hotel carbono positivo para os Estados Unidos é divulgado

O projeto é dos escritórios de arquitetura Studio Gang e Urban Villages
0 Compartilhamentos
0
0
0

O edifício foi batizado de Populus e tem previsão de inauguração para o final de 2023 (Foto: Studio Gang/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

06/05/2022 | 16:02 — Os escritórios de arquitetura Studio Gang e Urban Villages, em comemoração ao Dia da Terra (22 de abril), divulgaram um projeto inédito para os Estados Unidos: o de um hotel carbono positivo.

O edifício, batizado de Populus, possui previsão de inauguração para o final de 2023. O hotel ficará em Denver, no estado do Colorado, e terá 265 quartos. Descrito como um marco para a comunidade hoteleira sustentável, o edifício contará com restaurante e um bar, que ficará na cobertura.

A proposta faz parte do sistema de crédito de carbono: um método de atribuição de custo à poluição ambiental de CO2. Em suma, o procedimento classifica os produtores de carbono em três categorias:

   1. Carbono zero, em que o produtor neutraliza a quantidade de gases de efeito estufa produzidos para zerar os impactos no meio ambiente, geralmente através do plantio de árvores;
  2. Carbono positivo, em que a recuperação ambiental é ainda maior do que a quantidade de gases de efeito estufa produzidos; e
   3. Carbono negativo, quando a produtora de gases não compensa os impactos. 

Para isso, considera-se que uma tonelada de CO2 corresponde a um crédito de carbono, e cada crédito equivale a um dólar estadunidense. 

Para manter o real propósito de sustentabilidade do projeto, a conduta de carbono positivo não será abordada somente na construção, mas em toda a manutenção do complexo, enquanto ele estiver em funcionamento — incluindo a estadia dos hóspedes. Somente na fase de construção do hotel, serão mais de dois mil hectares de floresta preenchidos com o plantio de novas árvores — o equivalente a quase 500 mil galões de gás.

O Populus, entretanto, não se interessou pela compra de créditos de carbono, e sim pela proposta ecológica. Pensando nisso — e nas estratégias para minimizar os efeitos colaterais da edificação de um hotel —, no processo de construção serão utilizadas misturas de concreto com baixo teor de carbono e materiais de alto conteúdo reciclado — que, inclusive, maximizam a eficiência estrutural. Também serão utilizados menos materiais de acabamento, de forma que o desperdício seja minimizado. 

O Populus ficará na 14th Street e Colfax Avenue, em Denver, e será o primeiro hotel a ser construído sem estacionamento — para estimular a população a utilizar o transporte público. 

“Melhorar a resiliência de nossas cidades nunca foi tão urgente – e isso inclui reduzir as emissões de carbono e fortalecer os laços comunitários. Projetamos o Populus para ser um novo destino no centro de Denver que combina essas ambições ambientais e sociais. Com suas distintas janelas de madeira, o edifício cultiva uma animada cena de pedestres em seu bairro, ao mesmo tempo em que se conecta com vistas das maravilhas naturais além dos limites da cidade. As janelas e a fachada também são ajustadas para alto desempenho ambiental — auto sombreamento, isolamento e canalização da água da chuva — como parte da missão sustentável maior da arquitetura”, explica Jeanne Gang, fundadora do Studio Gang.

O projeto, segundo os arquitetos, foi inspirado na árvore de Aspen — que possui troncos com casca lisa, esbranquiçada e com manchas escuras —, com janelas em forma de olho que aumentam o desempenho energético.

O design da fachada foi otimizado por meio de coberturas em cada janela. Elas, além de criarem sombras no interior do prédio, ainda canalizam a água da chuva (para manter a fachada sempre limpa e brilhante, segundo os designers). 

Na porção interior, por sua vez, os visitantes podem usufruir de vistas da montanha e da cidade através das janelas, que são equipadas com um banco em cada peitoril inferior. 

O hotel terá cafés, lounges, salas de reuniões, salas de eventos, bar e restaurante exclusivo na cobertura. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.