O edifício Ícaro Jardins do Graciosa é composto por 21 casas suspensas (Foto: Marcelo Araújo/Divulgação)
Texto: Vinícius Veloso
13/05/2021 | 17:20 — O iF Design Award, considerado um dos mais importantes prêmios do design mundial, divulgou os vencedores da edição de 2021. Os cerca de 10 mil trabalhos inscritos concorreram em diferentes disciplinas: Produto, Embalagem, Comunicação e Design de Serviços, Arquitetura, Design de Interiores, UI/UX e Conceitos Profissionais. Na categoria “Arquitetura”, foram laureados 42 projetos e somente um deles está na América do Sul, o edifício Ícaro Jardins do Graciosa, do escritório Studio Arthur Casas e incorporação da AG7.
Construído no bairro Cabral, em Curitiba (PR), o empreendimento de luxo é composto por 21 casas suspensas (divididas em três edifícios) e tem arquitetura totalmente integrada com o paisagismo. Detentor da certificação nível Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio, o projeto também já conquistou outros prêmios, como o Best of Year da revista americana Interior Design, na categoria Multi-Unit Housing, e o Rethinking The Future.
Destaques nacionais
O Brasil também se sobressaiu em outras disciplinas do iF Design Award 2021, com destaque para o iF Gold Award (o mais importante da premiação) concedido à adega Cacho Wine Stand, projeto assinado por Simone Turíbio Brígido e Dimitri Lociks Cavalcanti de Gusmão — para a marca Móveis James. A lista completa dos vencedores está disponível no site da premiação.
iF Design Award 2021
Um júri composto por 98 especialistas do mundo inteiro foi o responsável por escolher todos os ganhadores, em reuniões remotas que aconteceram durante três dias. Por conta da pandemia, a cerimônia para entrega dos prêmios, que seria na Alemanha, foi cancelada. Para substituí-la, os organizadores pretendem realizar uma campanha global com o objetivo de promover os projetos vencedores.