Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Projeto brasileiro é um dos vencedores da disciplina “Arquitetura” do iF Design Award 2021

O edifício Ícaro Jardins do Graciosa é composto por 21 casas suspensas (Foto: Marcelo Araújo/Divulgação)

Texto: Vinícius Veloso

13/05/2021 | 17:20 — O iF Design Award, considerado um dos mais importantes prêmios do design mundial, divulgou os vencedores da edição de 2021. Os cerca de 10 mil trabalhos inscritos concorreram em diferentes disciplinas: Produto, Embalagem, Comunicação e Design de Serviços, Arquitetura, Design de Interiores, UI/UX e Conceitos Profissionais. Na categoria “Arquitetura”, foram laureados 42 projetos e somente um deles está na América do Sul, o edifício Ícaro Jardins do Graciosa, do escritório Studio Arthur Casas e incorporação da AG7.

Construído no bairro Cabral, em Curitiba (PR), o empreendimento de luxo é composto por 21 casas suspensas (divididas em três edifícios) e tem arquitetura totalmente integrada com o paisagismo. Detentor da certificação nível Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio, o projeto também já conquistou outros prêmios, como o Best of Year da revista americana Interior Design, na categoria Multi-Unit Housing, e o Rethinking The Future.

Destaques nacionais

O Brasil também se sobressaiu em outras disciplinas do iF Design Award 2021, com destaque para o iF Gold Award (o mais importante da premiação) concedido à adega Cacho Wine Stand, projeto assinado por Simone Turíbio Brígido e Dimitri Lociks Cavalcanti de Gusmão — para a marca Móveis James. A lista completa dos vencedores está disponível no site da premiação.

iF Design Award 2021

Um júri composto por 98 especialistas do mundo inteiro foi o responsável por escolher todos os ganhadores, em reuniões remotas que aconteceram durante três dias. Por conta da pandemia, a cerimônia para entrega dos prêmios, que seria na Alemanha, foi cancelada. Para substituí-la, os organizadores pretendem realizar uma campanha global com o objetivo de promover os projetos vencedores.

Comentários (1) -

  • Wladimir Silva

    27/06/2021 10:34:53 | Reply

    Em Recife-PE, na década de 60, um arquiteto ousou inovar o forma de viver em edifícios, trazendo a casa para o alto. Era o desafio de fazer as pessoas se acostumarem com o novo jeito de morar. Seu nome é Wandenkolk Valter Tinoco e sua obra é o Villa Marianna, que fica no bairro  Parnamirim/Recife-PE. O estilo de jardineiras suspensas como prolongamento das varandas não colou por conta do custo. Muito bom estarem retomando esse estilo, que não é novo.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo