Projeto de Niemeyer, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais será revitalizada

Com investimentos de R$ 2 milhões, obras ajudarão na preservação do acervo e oferecerão maior segurança aos visitantes com a prevenção de acidentes
0 Compartilhamentos
0
0
0

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2022 (Foto: Antonio Salaverry/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

25/05/2021 | 16:35 — A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais passará por um processo de revitalização que ajudará na preservação de seu acervo e oferecerá maior segurança aos visitantes por meio da prevenção de acidentes. Com previsão de duração até o primeiro semestre de 2022, as obras foram anunciadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e receberão investimentos de R$ 2 milhões — recursos oriundos de emendas parlamentares. 

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a Praça da Liberdade, a edificação foi inaugurada em 1954 e atualmente faz parte do circuito cultural de Belo Horizonte.

“É um instrumento muito importante não só por ser a Biblioteca Estadual, mas por integrar um circuito cultural na Praça da Liberdade, com um projeto arquitetônico de muita importância, então essa intervenção deve ser feita para dar mais conforto e segurança para os usuários e todo o acervo que está ali. Não podemos deixar que alguma infiltração ou inundação estrague o acervo que está lá dentro”, disse Bernardo Silviano Brandão, secretário-adjunto de Cultura e Turismo, em entrevista ao G1. As obras revitalizarão a sede e o prédio anexo da biblioteca.

Entre os trabalhos que serão realizados estão a recomposição de pastilhas e pintura, além da troca dos vidros e aplicação de película na fachada da sede; a impermeabilização de lajes e paredes; a implementação de projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); a manutenção de janelas e sistemas elétricos; entre outros. Essa não é a primeira revitalização da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, que teve a fachada da sede reformada em 2000 e outras intervenções no prédio anexo em 1999.

A importância da biblioteca

Popularmente conhecido como Biblioteca da Praça da Liberdade, devido a sua localização, o local é a principal biblioteca pública de Belo Horizonte e uma das mais importantes de Minas Gerais. Em seu acervo há cerca de 230 mil obras disponíveis, entre revistas, jornais e livros de autores brasileiros e estrangeiros. Antes da pandemia recebia em torno de 1,5 mil visitantes por dia, mas atualmente está fechada por conta de um decreto estadual que visa combater a propagação do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Para driblar o período de restrições e distanciamento social, parte do acervo está disponível para consulta online.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.