Projeto revitaliza o Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, por meio da arte urbana

Diferentes artistas se reuniram para pintar um muro de mais de 60 metros localizado na entrada principal da comunidade
0 Compartilhamentos
0
0
0

Na primeira fase do projeto, foi colorida a quadra esportiva localizada na comunidade da Chácara, entre os bairros Rio Comprido e Santa Teresa (Foto: Douglas Dobby/Revitaliza Graffiti)

Texto: Vinícius Veloso

22/03/2021 | 16:30 — Diferentes regiões do Rio de Janeiro estão ganhando novas cores e visuais graças ao projeto “Revitaliza Graffiti”, iniciativa do artista Márcio SWK em parceria com as produtoras culturais Daniela Zabludowski e Luana Cabral. A mais recente intervenção organizada pelo grupo aconteceu no dia 14 de março e revitalizou o acesso principal do Morro dos Prazeres, comunidade na zona sul da cidade e de onde é possível ver o Corcovado e o Pão de Açúcar. Na ocasião, 19 profissionais se reuniram para pintar um muro com cerca de 60 metros de extensão.

A escolha pelo Morro dos Prazeres foi feita com base em levantamento das áreas do município que têm relação com o grafite e estão em locais mais degradados. “Minha expectativa é provocar alegria, curiosidade, elevar a autoestima de todos, moradores e passantes, além de ganharmos uma galeria a céu aberto, que estimula o surgimento de novos artistas”, destacou Márcio SWK, que é morador da comunidade, em entrevista à Agência Brasil.

Outras fases

A pintura do muro é a segunda etapa do projeto e recebeu o nome de “Revitaliza Prazeres”. A fase anterior (batizada de “Barão do Graffiti”) aconteceu no último mês de fevereiro na quadra esportiva da comunidade da Chácara, entre os bairros Rio Comprido e Santa Teresa. Ambas contaram com apoio financeiro da lei Aldir Blanc, que auxilia o setor cultural oferecendo oportunidades para artistas e moradores impactados pela pandemia.

O “Revitaliza Graffiti” não pretende ficar restrito à capital carioca e deve se expandir para outras cidades, como Macaé e Cabo Frio. No futuro, a ideia é levá-lo para mais estados. O projeto, que tem apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, também oferece oficinas virtuais por meio de seus perfis nas redes sociais.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.