Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Projeto revitaliza o Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, por meio da arte urbana

Na primeira fase do projeto, foi colorida a quadra esportiva localizada na comunidade da Chácara, entre os bairros Rio Comprido e Santa Teresa (Foto: Douglas Dobby/Revitaliza Graffiti)

Texto: Vinícius Veloso

22/03/2021 | 16:30 — Diferentes regiões do Rio de Janeiro estão ganhando novas cores e visuais graças ao projeto “Revitaliza Graffiti”, iniciativa do artista Márcio SWK em parceria com as produtoras culturais Daniela Zabludowski e Luana Cabral. A mais recente intervenção organizada pelo grupo aconteceu no dia 14 de março e revitalizou o acesso principal do Morro dos Prazeres, comunidade na zona sul da cidade e de onde é possível ver o Corcovado e o Pão de Açúcar. Na ocasião, 19 profissionais se reuniram para pintar um muro com cerca de 60 metros de extensão.

A escolha pelo Morro dos Prazeres foi feita com base em levantamento das áreas do município que têm relação com o grafite e estão em locais mais degradados. “Minha expectativa é provocar alegria, curiosidade, elevar a autoestima de todos, moradores e passantes, além de ganharmos uma galeria a céu aberto, que estimula o surgimento de novos artistas”, destacou Márcio SWK, que é morador da comunidade, em entrevista à Agência Brasil.

Outras fases

A pintura do muro é a segunda etapa do projeto e recebeu o nome de “Revitaliza Prazeres”. A fase anterior (batizada de “Barão do Graffiti”) aconteceu no último mês de fevereiro na quadra esportiva da comunidade da Chácara, entre os bairros Rio Comprido e Santa Teresa. Ambas contaram com apoio financeiro da lei Aldir Blanc, que auxilia o setor cultural oferecendo oportunidades para artistas e moradores impactados pela pandemia.

O “Revitaliza Graffiti” não pretende ficar restrito à capital carioca e deve se expandir para outras cidades, como Macaé e Cabo Frio. No futuro, a ideia é levá-lo para mais estados. O projeto, que tem apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, também oferece oficinas virtuais por meio de seus perfis nas redes sociais.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo