Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Projetos de interiores passam a receber selo sustentável Aqua

Foto: Ciccino77 / Shutterstock.com

Redação Galeria da Arquitetura

Os projetos de interiores acabam de ser incluídos na lista de disciplinas da construção civil que poderão ser certificados com o selo de sustentabilidade Alta Qualidade Ambiental, o Aqua-HQE.

Desenvolvida pela Fundação Vanzolini em parceria com o Cerway, entidade internacional que organiza as ações mundiais do Haute Qualité Environmentale (HQE), a certificação serve para endossar a qualidade ambiental de uma obra que, nesse caso, poderá ser de arquitetura, decoração, design ou tecnologia.

Como nas certificações Aqua-HQE voltadas para projetos de edifícios, o selo de interiores avaliará 14 itens sobre o desempenho e a eficiência tanto da fase de projeto quanto do pré-projeto e da execução.

Projeto: “Mundo dos Sonhos”, da arquiteta Mariana Crego, é o primeiro ambiente a receber o atestado piloto Aqua-HQE Projetos de Interiores. Foto: Salvador Cordaro

Entre as características avaliadas estão a relação do ambiente com o entorno, sua adaptabilidade, a integração de seus móveis e objetos, e o ciclo de vida dos materiais empregados.

Além disso, o projeto deverá prever, desde o anteprojeto, soluções para reformas e desconstruções, bem como a gestão de resíduos sólidos, a acessibilidade, a higiene, o conforto ambiental e o consumo de água e energia.

Clique aqui e entenda mais sobre o processo para receber o selo Aqua-HQE.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo