Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Qual seu projeto favorito?

Redação Galeria da Arquitetura

Dentre os inúmeros projetos arquitetônicos desenvolvidos pelos escritórios Reinach Mendonça, Basiches, Piratininga e Dante Della Manna, muitos tornaram-se relevantes para a arquitetura brasileira. Será uma missão fácil para os arquitetos escolher seu favorito?

Os profissionais toparam contar para a Galeria da Arquitetura! Confira as respostas!

Renata Semim – arquiteta-sócia do Piratininga Arquitetos Associados

“O que faz da Biblioteca Mário de Andrade meu projeto preferido é que, traçado um plano integrado de restauro e modernização, o edifício reafirma sua vocação de espaço público. Ele é uma referência para a requalificação do centro de São Paulo”, declara Semim.

De acordo com a profissional, a inserção na praça é determinante tanto para a volumetria da edificação quanto para a faixa de circulação, criada junto à Rua da Consolação.

Projeto: Biblioteca Mário de Andrade, Piratininga Arquitetos. Foto: Maíra Acayaba

O edifício recebeu novas redes de infraestrutura e de climatização. Ao restauro dos revestimentos somou-se, ainda, a recuperação do mobiliário original, projetado por Jacques Pilon, e recuperado pelo escritório quase 70 anos depois. “Como processo de projeto e construção, requereu nossa constante interação com as outras disciplinas e com o desenvolvimento da obra”, conclui.

Henrique Reinach – arquiteto-sócio do escritório Reinach Mendonça Arquitetos

“O projeto preferido é aquele que está em elaboração. O último, o que ainda não foi feito”, divaga o arquiteto. Atualmente, Reinach conta que a equipe está envolvida na elaboração de um anexo de lazer à uma residência, localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo. “Pequeno, porém, diferente e complexo. Esse projeto tem formas inusitadas”, descreve.

Quanto aos trabalhos já executados, ele cita a Residência LG, que se destaca pelo programa diferenciado, dividido em duas casas. A superior é destinada ao uso noturno, enquanto a que está embaixo para uso diurno. No geral, as duas construções se integram através de uma generosa varanda de pé-direito duplo.

Projeto: Residência LG, Reinach Mendonça Arquitetos. Foto: Nelson Kon

Ronaldo Shinohara – arquiteto-sócio do escritório Basiches Arquitetos Associados

“O Unitt Urban Living é um projeto que gostamos muito, pois foi extremamente importante para a nossa carreira. Nos proporcionou maior visibilidade e abriu novas perspectivas de trabalho. Ele tem características únicas, que o destaca na paisagem do bairro de Pinheiros”, afirma o arquiteto.

Segundo Shinohara, todo o processo de criação  feito em conjunto com a construtora SKR  foi muito positivo, devido à ampla troca de ideias e conhecimento. "Debater arquitetura, focar em um produto diferenciado e como viabilizá-lo eram temas que geravam reuniões prazerosas e produtivas", expõe.

Além da concepção arquitetônica do edifício, o escritório foi responsável pelo projeto de interiores. Nele, teve liberdade de trabalhar conceitos de espaços integrados, com grandes fechamentos em vidro. Os arquitetos também projetaram o apartamento decorado e o stand de vendas, e participaram da elaboração da comunicação visual e da campanha de marketing do empreendimento. “Enfim, fizemos um pacote completo de projetos que se tornou um método de trabalho diferenciado e relevante para o sucesso do Unitt Urban Living”, resume.

Antonio Mantovani Neto – arquiteto-sócio do escritório Dante Della Manna

“Ultimamente, o que tem feito a nossa cabeça é o LinkedIn. É um projeto rico em detalhes e espaços colaborativos que, ao mesmo tempo, preserva as áreas de concentração”, destaca.

Com o aumento do número de funcionários, o cliente incorporou mais um andar de um prédio corporativo, localizado no bairro de Pinheiros (SP), e partiu para uma reforma geral. Um dos pedidos foi a criação de ambientes que tivessem a cara da cidade paulistana, caracterizada pelo caos. “Por isso, o projeto possui uma linguagem moderna, que conversa com as diversas gerações”, sintetiza Mantovani. 

Leia também:





Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo