Realidade virtual ganha espaço nos setores de arquitetura e construção

Diferentes empresas do mercado estão aproveitando a novidade tecnológica de modo criativo
0 Compartilhamentos
0
0
0

O West Side é o primeiro empreendimento que traz um aplicativo que permite ao morador ver, por meio da realidade aumentada, as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel (Foto: Divulgação/Yuny Incorporadora)

Texto: Vinícius Veloso

09/04/2021 | 17:00 — Cada vez mais, a realidade virtual ganha espaço nos setores de arquitetura e construção. Com possibilidades infinitas, a tecnologia é aproveitada de modo criativo pelas empresas do mercado. Isso acontece, por exemplo, no empreendimento West Side, projeto da Yuny Incorporadora localizado na zona oeste de São Paulo. O edifício é o primeiro a trazer um aplicativo para dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.) que permite ao morador ver, por meio da realidade aumentada, as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel.

A inovação possibilita que o usuário, ao posicionar o aparelho mobile a 60 cm da parede, observe toda a estrutura interna. As tubulações de água, esgoto, gás e as fiações elétricas têm ícones e cores diferentes, o que facilita sua identificação. O aplicativo oferece, ainda, o download da íntegra do manual do imóvel, FAQ para solucionar dúvidas, central de atendimento para abertura de chamados técnicos e plantas 360° em 3D dos banheiros.

Desenvolvido pelo laboratório de inovação da incorporadora, o aplicativo surgiu da necessidade de simplificar o acesso dos proprietários às plantas dos imóveis e permitir que qualquer pessoa consiga facilmente identificar os projetos de hidráulica, elétrica e outras informações estruturais, como modelos e especificações de cubas e metais instalados no ambiente. “Isso simplifica muito a vida de quem precisa fazer uma obra de reforma ou manutenção do imóvel”, explica Rafael Castelli, diretor de Engenharia da Yuny.

Simulador virtual aplica tapetes em ambientes

Outra empresa que está utilizando a tecnologia de realidade virtual é a Tapetah. A fabricante de tapetes de alto padrão lançou um simulador online que permite ao público testar os diversos modelos existentes no catálogo da marca para encontrar aquele que mais combina com a decoração de cada espaço. Para o usuário, basta fazer uma foto do ambiente que receberá a peça e realizar o upload da imagem para a ferramenta.

Depois de escolhido o modelo de tapete, a inteligência artificial gera representações realistas dos locais já com os produtos virtuais aplicados. Além do consumidor final, o aplicativo (disponível via navegador e com versões para dispositivos iOS e Android) pode também auxiliar no trabalho de arquitetos e designers de interiores.

“Acompanhando as tendências tecnológicas, a mudança do modus operandi da experiência de compra e a busca constante para oferecer produtos e serviços de alta qualidade ao mercado, a Tapetah lança para consumidores e profissionais de arquitetura e designer de interiores essa ferramenta virtual de simulação, que facilita e transforma processos que antes eram presenciais, em uma experiência remota e bastante realista”, afirma Ângela Leal, diretora criativa e fundadora da empresa.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *