Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Região Metropolitana de Curitiba receberá bairro projetado por Jaime Lerner

Bairru PARC

O empreendimento ocupará uma área com cerca de 560 mil m² no município de Pinhais (Foto: Divulgação/Bairru Urbanismo)

Texto: Vinícius Veloso

08/12/2021 | 17:30 — O Autódromo Internacional de Curitiba recebeu, no final de semana passado, seu último evento esportivo. O espaço agora será transformado em um bairro planejado que teve projeto desenvolvido pela incorporadora Bairru Urbanismo em parceria com o arquiteto Jaime Lerner, falecido no último mês de maio. Batizado de Bairru PARC, o empreendimento ocupará um terreno com cerca de 560 mil m² localizado no município de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, e terá como princípios a identidade, a diversidade, a coexistência, a sustentabilidade e a mobilidade.

Para atender às necessidades de mobilidade, o projeto apostará em diferentes opções de meio de transporte. Além disso, a estrutura urbana foi pensada para que os moradores possam viver, se divertir, trabalhar, estudar e adquirir todo o necessário para o dia a dia em locais que podem ser alcançados após 15 minutos de caminhada. Haverá, ainda, uma maior ênfase aos espaços de convivência, áreas públicas e favorecimento dos pedestres. A expectativa é que 300 mil m² do terreno sejam ocupados por áreas públicas e que os outros 260 mil m² recebam as casas e edificações voltadas ao uso comercial, de serviço, lazer, misto, entre outros.

Já no campo da conectividade e da sustentabilidade, o bairro contará com sistemas de drenagem que reaproveitam a água da chuva, um lago projetado para conter as enchentes, o aproveitamento da tecnologia LED para iluminação pública, equipamentos para recarga de veículos elétricos, todas as ruas arborizadas, mobiliário inteligente, rede pública de Wi-Fi, instalações de fibra óptica, circuito de segurança integrado e estacionamento compartilhado.

A expectativa é que o novo bairro receba 8 mil moradores e tenha 2,7 mil unidades residenciais, que terão de 30 m² a 200 m². A Bairru Urbanismo investirá R$ 50 milhões nas obras de infraestrutura, que devem começar no início de 2022. Nessa etapa estão inclusos serviços de divisão dos lotes, instalação dos sistemas de água, energia e esgoto, além da demarcação das ruas. Essa fase deve ser concluída entre 30 e 36 meses e, na sequência, começa a construção das edificações. De acordo com a incorporadora, o investimento total deve chegar a R$ 1 bilhão, e os primeiros moradores receberão as chaves entre 2025 e 2026.

Como contrapartida pelo projeto, a Prefeitura de Pinhais receberá duas obras viárias que desafogarão o trânsito na cidade. As intervenções, financiadas pela Bairru Urbanismo e executadas pelo Governo do Estado, acontecerão no acesso Curitiba-Pinhais e nas áreas de influência até Colombo e Piraquara. Já para quem frequentava o autódromo, o Bairru PARC promete preservar parte do circuito original e terá um museu dedicado aos automóveis.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo