Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Representou lá fora


A arquiteta carioca Elizabeth de Portzamparc venceu o concurso para construir a estação de metrô Le Bourget, em Paris. Ela superou nomes como Norman Foster para ter o privilégio de arquitetar a área orçada em 86 milhões de euros e cerca de 7 mil m².

Sócia do escritório Elizabeth & Christian de Portzamparc (AECDP), a arquiteta apresentou um desenho com espaços em dois níveis, iluminados por uma fachada semitransparente e com um pé-direito alto que atravessa toda a parte externa. O projeto tem noção de espaço habitável e confortável. Conta com materiais recicláveis, cores quentes e forte presença da natureza. As estruturas interiores das plataformas subterrâneas são flexíveis, o que permite mudança de uso do espaço no futuro.


A estação Le Bourget faz parte do novo traçado urbano parisiense denominado Grand Paris Express (GPE), que cria novos bairros e moderniza a rede atual. Além de integrar metrôs e trens, o Le Bourget também é sede do aeroporto mais antigo de Paris e abriga o Musée de L’air et de L’espance, que conta a história da aviação francesa.

Todo o sistema de metrô da capital da luz será renovado ao longo de 15 anos. Até 2030 haverão 205 km de linhas e 17 novas estações, algumas conectadas aos aeroportos e ao principal trem de grande velocidade, o TGV.



Crédito/fonte da foto: Design Boom
Fonte do post: Estadão

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo