Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Restauração da fachada da Biblioteca Nacional é concluída no RJ

120 operários trabalharam durante os 18 meses de obra  (foto: www.bn.gov.br) 

Texto: Pedro Miranda

13/07/2018|17:10 – Coberta por tapumes há mais de quatro anos, sendo os últimos 18 meses em obras – sem interrupção das atividades, a fachada da Biblioteca Nacional teve sua restauração concluída e foi reinaugurada no último mês de junho. O projeto foi a maior obra de recuperação no complexo desde sua inauguração, em 1910. Cerca de R$ 10 milhões foram investidos pelo Ministério da Cultura (MinC).

recuperação dividiu a fachada do complexo em 21 partes e contou com um estudo cromático para identificar as cores originais da fachada, restauração de portas, elementos decorativos e janelas e proteção dos vidros, que possuem monogramas com as iniciais da biblioteca. 

Uma das surpresas geradas pela reforma foi a descoberta do material das três principais portas que dão acesso ao prédio. Após a remoção da tinta preta que as recobriam, os operários repararam que as portas eram, na verdade, feitas com bronze.  

A Biblioteca Nacional foi construída em estrutura metálica e conta com cinco pavimentos. O projeto, de autoria do engenheiro Francisco Marcelino de Souza Aguiar, é a maior biblioteca da América Latina e é considerada uma das dez maiores do mundo pela Unesco. Sua coleção atraiu cerca de 100 mil visitantes em 2017. 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo