Restauração da Igreja do Bonfim, em Alagoas, revela pintura barroca no forro

A imagem foi encontrada durante a realização dos trabalhos de limpeza da estrutura, com a remoção da camada de tinta aparente
0 Compartilhamentos
0
0
0

Igreja do Bonfim, em Alagoas

A restauração da Igreja do Bonfim deve ser concluída no primeiro semestre de 2022 (Foto: Daniela Reis/Iphan)

Texto: Vinícius Veloso

05/11/2021 | 12:18 — A restauração da Igreja do Bonfim, localizada em Marechal Deodoro (AL), revelou uma surpresa que permaneceu oculta por séculos na estrutura da edificação. Durante a etapa de limpeza do forro, com a remoção da camada de tinta aparente, foi encontrada uma pintura no estilo barroco que mostra diferentes edifícios em perspectiva e a representação de Jesus Cristo no centro. A imagem ainda tem detalhes escondidos, pois somente metade do revestimento antigo foi retirado. A expectativa é que toda a obra fique exposta após concluídos os trabalhos no templo religioso, que deve ser entregue para a sociedade no primeiro semestre de 2022. 

“Foi uma grata surpresa a obra da Igreja do Bonfim ter revelado a excepcional pintura que estava guardada sob as muitas camadas do tempo e de tinta em seu teto. Estamos felizes em poder, em breve, devolvê-la à comunidade restaurada e com toda sua beleza artística revelada”, diz Melissa Mota, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas. A autarquia investiu R$ 1,3 milhão na restauração da igreja.

Além das atividades no ambiente interno, as obras no empreendimento envolvem intervenções na cobertura, fachada e pisos. Também haverá a substituição do sistema elétrico, a instalação de para-raios e a construção de um banheiro acessível. Está prevista, ainda, a restauração de elementos artísticos e bens integrados, como o altar, o púlpito e a tribuna.

Igreja do Bonfim

A Igreja do Bonfim foi a primeira edificação do tipo executada na cidade de Marechal Deodoro. Apesar de a data correta da construção ser desconhecida, sabe-se que o patrimônio foi estabelecido em 1611 por Diogo Soares da Cunha. A fachada do prédio tem influência de outras igrejas franciscanas da região nordeste do país. O local é um ponto tradicional de celebrações no município, recebendo procissões, quermesses e apresentações musicais.

A imagem ainda tem detalhes escondidos (Foto: Thalianne Leal/Iphan)

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.