Revitalização do Cine Carlos Gomes recebe menção honrosa do CAU/SP

O espaço, construído em 1925 no centro de Santo André (SP), passa atualmente por uma reforma que visa recuperá-lo e promover melhorias no seu entorno
0 Compartilhamentos
0
0
0

Reforma do ambiente interno do Cine Carlos Gomes, em Santo André

O edifício deve ser reinaugurado no próximo mês de abril (Foto: Alex Cavanha/Prefeitura de Santo André)

Texto: Vinícius Veloso

17/01/2022 | 17:30 — Fechado desde 2008 por conta de problemas estruturais, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes será reinaugurado no próximo mês de abril. O espaço, construído em 1925 no centro de Santo André (SP), passa atualmente por uma reforma que visa recuperar a edificação e promover melhorias no seu entorno. O projeto de revitalização, que uniu modernidade e preservação, recebeu menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). A autarquia reconheceu o trabalho na categoria “Gestão de Patrimônio Cultural”, que integra o levantamento anual “Boas Práticas de Conservação do Patrimônio Cultural”.

Para a arquiteta Mônica Nunes, uma das autoras do projeto, a distinção concebida pelo CAU/SP tornará a intervenção mais conhecida. “Se pensarmos que é um concurso estadual, e que fomos agraciados, podemos considerar que o trabalho cumpriu seu objetivo com destaque”, fala. A requalificação teve entre suas premissas a criação de um ambiente flexível e multifuncional, capaz de atender as políticas do município de incentivo e apoio à cultura.

A equipe de arquitetos também previu a preservação da boca de cena italiana e das paredes originais da plateia, assim como a valorização e a recuperação das estruturas de madeira e das telhas de barro do tipo francesa que compõem a cobertura. O projeto promove, ainda, o destaque de outros elementos pré-existentes, como a pintura decorativa que reveste a boca de cena, os fragmentos de tijolos espelhados no palco, as portas de madeira da antiga plateia e os ladrilhos hidráulicos presentes nas áreas de apoio. Além disso, serão inseridas novas estruturas, como o mezanino, para recriar a configuração original do Cine Carlos Gomes.

Já na parte externa, o projeto integrou o empreendimento à cidade e aumentou a área de convivência por meio da concepção de espaços para exposições e atividades culturais e de lazer ao ar livre. Também estão previstas adequações nos calçadões que cercam a edificação que é considerada o primeiro cine teatro da região.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.