Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Revitalização do Cine Carlos Gomes recebe menção honrosa do CAU/SP

Reforma do ambiente interno do Cine Carlos Gomes, em Santo André

O edifício deve ser reinaugurado no próximo mês de abril (Foto: Alex Cavanha/Prefeitura de Santo André)

Texto: Vinícius Veloso

17/01/2022 | 17:30 — Fechado desde 2008 por conta de problemas estruturais, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes será reinaugurado no próximo mês de abril. O espaço, construído em 1925 no centro de Santo André (SP), passa atualmente por uma reforma que visa recuperar a edificação e promover melhorias no seu entorno. O projeto de revitalização, que uniu modernidade e preservação, recebeu menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). A autarquia reconheceu o trabalho na categoria “Gestão de Patrimônio Cultural”, que integra o levantamento anual “Boas Práticas de Conservação do Patrimônio Cultural”.

Para a arquiteta Mônica Nunes, uma das autoras do projeto, a distinção concebida pelo CAU/SP tornará a intervenção mais conhecida. “Se pensarmos que é um concurso estadual, e que fomos agraciados, podemos considerar que o trabalho cumpriu seu objetivo com destaque”, fala. A requalificação teve entre suas premissas a criação de um ambiente flexível e multifuncional, capaz de atender as políticas do município de incentivo e apoio à cultura.

A equipe de arquitetos também previu a preservação da boca de cena italiana e das paredes originais da plateia, assim como a valorização e a recuperação das estruturas de madeira e das telhas de barro do tipo francesa que compõem a cobertura. O projeto promove, ainda, o destaque de outros elementos pré-existentes, como a pintura decorativa que reveste a boca de cena, os fragmentos de tijolos espelhados no palco, as portas de madeira da antiga plateia e os ladrilhos hidráulicos presentes nas áreas de apoio. Além disso, serão inseridas novas estruturas, como o mezanino, para recriar a configuração original do Cine Carlos Gomes.

Já na parte externa, o projeto integrou o empreendimento à cidade e aumentou a área de convivência por meio da concepção de espaços para exposições e atividades culturais e de lazer ao ar livre. Também estão previstas adequações nos calçadões que cercam a edificação que é considerada o primeiro cine teatro da região.

Comentários (1) -

  • Octávio Cereja Junior

    20/01/2022 09:54:02 | Reply

    No cinema, em uma das colunas horizontais, não me recordo qual, existia um busto do Carlos Gomes, pintado por meu avô Luis Cereja, existe documentos, no museu de Santo André

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo