Revitalização do Teatro Copacabana Palace é premiada pelo IAB/RJ

O projeto assinado pelo arquiteto Ivan Rezende foi laureado na categoria “Interiores e Design” da 59ª edição do prêmio anual da instituição
0 Compartilhamentos
0
0
0

Interior do Teatro Copacabana Palace após a revitalização

O Teatro Copacabana Palace foi reinaugurado no final de 2021 (Foto: Mauro Samagaio/Divulgação)

Texto: Vinícius Veloso

31/01/2022 | 17:14 — Concebida pelo arquiteto Ivan Rezende, a revitalização do Teatro Copacabana Palace foi laureada na 59ª edição do prêmio anual do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). A obra, que conquistou a categoria “Interiores e Design”, se destaca pelos elementos decorativos que detalham a trajetória do empreendimento — história contada por meio de cores, formas, detalhes e texturas. “A sensação é que o teatro, além de rejuvenescido em suas áreas tombadas pelo patrimônio, ganhou em grandeza com as novas perspectivas arquitetônicas”, destacou Rezende em entrevista ao portal Casa e Jardim.

A reforma também previu a instalação de equipamentos para melhoria da acessibilidade e da mobilidade, como elevadores, poltronas para expectadores obesos ou com restrições de mobilidade e áreas destinadas aos cadeirantes. O Teatro Copacabana Palace foi reinaugurado no final de 2021 e, atualmente, tem capacidade de receber 332 pessoas, sendo 70 no balcão e 238 na plateia. Há, ainda, 18 assentos divididos entre seis camarotes e quatro frisas.

A obra teve apoio do Patrimônio Histórico (coordenado pelo IPHAN, INEPAC e IRPH). A participação desses órgãos permitiu que a estrutura nova acompanhasse a arquitetura do hotel. Além disso, a arquiteta Taissa Thiry gerenciou a renovação do espaço, atividade que contou com uma equipe multidisciplinar com mais de 600 profissionais.

“Receber o reconhecimento do Instituto dos Arquitetos do Brasil é uma láurea muito valiosa para todo escritório de arquitetura”, destacou Rezende, indicando que a homenagem vinda dos próprios pares é motivo de satisfação e orgulho. “Principalmente porque, além da dupla premiação, o prêmio recai sobre um equipamento cultural tão precioso para nosso país e seu patrimônio histórico”, completa.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *