RIBA nomeia primeiro presidente negro ao cargo

O arquiteto Muyiwa Oki assumirá o mais alto cargo inglês da arquitetura durante dois anos
0 Compartilhamentos
0
0
0

O arquiteto eleito é conhecido por atuar em diversos projetos de infraestrutura de grande porte (Foto: RIBA/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

03/08/2022 | 15:24 — O Royal Institute of British Architects (RIBA) nomeou Muyiwa Oki como o próximo presidente da entidade. O arquiteto será o 80º representante e o primeiro negro a assumir o cargo mais alto da Arquitetura no Reino Unido. O mandato terá início em 1º de setembro de 2023 e durará dois anos. 

Muyiwa Oki é conhecido por atuar em diversos projetos de infraestrutura de grande porte. Hoje, trabalhando na consultoria de construção Mace Group, o profissional também exerce papel importante como palestrante e ativista do ramo de mobilidade social.

E não para por aí: como um grande ativista, Muyiwa também fundou o Multi-Ethnic Group and Allies Network — uma equipe de arquitetos que tem o intuito de impulsionar a mudança cultural na profissão. 

“Podemos nos orgulhar de uma eleição em que pessoas de cor, em diferentes estágios de suas carreiras, de todas as identidades, possam ser ouvidas e vistas se candidatando para representar a profissão. Este é o começo de muitas coisas boas para aqueles que se sentem desprivilegiados e sub-representados. Estou orgulhoso da minha campanha — o discurso foi positivo, enérgico e inspirador. Estou ansioso para trabalhar com vocês para oferecer equidade, transparência e inovação na arquitetura”, disse Oki ao ser eleito.

Simon Alford, atual presidente da instituição criada em 1835, também comemorou a eleição do arquiteto à presidência. “Este é um momento emocionante para o RIBA, pois criamos uma organização mais enxuta e ágil para apoiar nossa associação global e envolver todos os interessados em arquitetura. Estou ansioso para trabalhar de perto com Muyiwa como presidente eleito antes de entregar-lhe em setembro de 2023″, declarou.

O ano de 2022 tem sido marcado pela inclusão e reconhecimento da representatividade negra na Arquitetura. Em março, o Prêmio Pritzker contemplou o primeiro profissional negro na história, o arquiteto Francis Kéré. Em junho, o Instituto Americano de Arquitetos (AIA) também elegeu a primeira mulher negra à presidência da instituição, a norte-americana Kimberly Dowdell.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.