Rio de Janeiro pretende ampliar malha cicloviária em 35%

0 Compartilhamentos
0
0
0

Rio de Janeiro ciclovias

A intenção do poder público é entregar 160 km de ciclofaixas e ciclovias até 2029 (Foto: MarioNascimento/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

27/09/2021 | 14:51 — Uma ciclovia de 3 km, que ligará a Estrada dos Bandeirantes à orla do Recreio — ambas na região oeste do município do Rio de Janeiro —, será o primeiro projeto de um grande plano de expansão dos espaços exclusivos para bicicletas na cidade. A intenção do poder público é entregar 160 km de ciclofaixas e ciclovias até 2029 (atualmente já existem 450 km). O aumento de 35% está previsto no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS), lançado no último mês de junho e que visa nortear as políticas da Prefeitura de maneira que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A atual administração municipal considera pequena a cobertura da infraestrutura cicloviária, que representa somente 4% de todas as vias cariocas. Com a ampliação, a expectativa é quadruplicar os deslocamentos diários com o uso de bicicletas na cidade. A construção de novas faixas dedicadas às pedaladas almeja, ainda, difundir esse meio de transporte entre a população. Atualmente, 1,02% dos habitantes do Rio de Janeiro o consideram sua principal opção de locomoção, e a ambição é que o percentual chegue a 4% até 2030. Além de ampliar a malha, o projeto também irá requalificar as vias já existentes nos próximos cinco anos.

“Aderimos, como cidade líder, à campanha global de Cidades Pedaláveis [do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento], tentando estar entre as 25 metrópoles do mundo que lideram essa pauta”, destaca Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes.

PDS

O Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Rio de Janeiro tem a missão de refletir e propor uma cidade compatível com as grandes mudanças em curso ao longo do século XXI. Além disso, pretende garantir a oportunidade de apropriação, participação e liderança da sociedade na construção da visão de município que se quer para 2050, visando a oferta da melhor qualidade de vida para a população por meio de ações públicas transparentes, eficientes e sustentáveis. O documento está disponível no site da Prefeitura.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *