Rio Pinheiros terá novo parque linear em sua margem

Governo de São Paulo anunciou que a reestruturação da área será executada com investimentos privados de R$ 30 milhões
0 Compartilhamentos
0
0
0

Obras devem começar em fevereiro; a previsão inicial é que durem um ano (Foto: Luis Inacio P Prado/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

29/01/2021 | 16:00 — Em coletiva de imprensa na quarta-feira (27/01), o governo de São Paulo divulgou o projeto de revitalização das margens do rio Pinheiros. O contrato assinado prevê investimento de R$ 30 milhões realizado pelo consórcio Parque Novo Rio Pinheiros nos próximos cinco anos. Os recursos oriundos da iniciativa privada serão empregados em áreas de caminhada, ciclovias, banheiros e cafés, além da construção de pontos de acesso para o público. As obras começam em fevereiro e o prazo previsto para conclusão é de um ano.

O local de lazer ocupará 8,2 mil metros na margem oeste do rio, entre a ponte Cidade Jardim e a sede do projeto Pomar Urbano. Haverá, ainda, interligação com outros parques já existentes na região. Neste ano, também será publicado outro edital que visa integrar ao parque um segundo trecho de 8,9 mil metros, entre as pontes Jaguaré e Cidade Jardim.

Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros

Após chamamento público no final de 2020 e seleção realizada em janeiro, o contrato com o consórcio Parque Novo Rio Pinheiros foi assinado na semana passada. O grupo é formado pelas empresas Farah Service, Amarílis, Metalu Brasil e Jardiplan. “É desejo e direito da população ter o rio de volta para que desfrute de uma área cercada pela natureza”, destaca Adalberto Bueno Neto, idealizador do Parque Global e fundador do Grupo Bueno Netto, também integrante do consórcio. Em contrapartida ao investimento, as empresas poderão realizar anúncios publicitários e organizar eventos no local.

Novo Rio Pinheiros 

Desde 2019, o programa Novo Rio Pinheiros removeu 20 mil toneladas de lixo que flutuava nas águas. Além da despoluição, o projeto engloba iniciativas de saneamento básico e ações de manutenção, assim como a revitalização das margens com o auxílio do setor privado.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *