Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

RMJM firma parceria com Calatrava para projeto de torre de observação em Dubai

Crédito: Divulgação RMJM

Redação Galeria da Arquitetura

O escritório RMJM anunciou recentemente a parceria com o arquiteto espanhol Santiago Calatrava para o desenvolvimento da The Tower, no Dubai Creek Harbor, nos Emirados Árabes Unidos. Trata-se de uma torre de observação projetada para ser ainda mais alta que o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, com 830 m de altura.

Segundo Calatrava, a inspiração para o projeto veio das formas naturais do lírio e evoca o formato de um minarete, elemento arquitetônico típico da cultura islâmica. A torre é formada por uma rede de cabos de aço presas a uma coluna de concreto armado central. No topo, uma estrutura ovalada vai abrigar dez plataformas de observação, incluindo a The Room Pinnacle, que vai oferecer uma vista 360 ​​graus da cidade de Dubai.

O projeto também vai servir como um farol durante a noite, com um sistema de iluminação que lembra as características de uma flor em botão. A ideia é que a luz pareça pairar no topo da estrutura.

Calatrava selecionou consultores de engenharia de todo o mundo para colaborarem com o projeto, encomendado pela Emaar Properties juntamente com a Dubai Holdingque. Para Mohamed Alabbar, presidente da Emaar, o prédio representa o espírito positivo de Dubai e o marco vai ampliar ainda mais a visão ambiciosa e futurista do país.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo