Ruy Ohtake: cinco projetos que levam a assinatura do arquiteto

As obras do profissional têm formas geométricas bem definidas e linhas arredondadas
0 Compartilhamentos
0
0
0

Ruy Ohtake faleceu no último sábado, aos 83 anos (Foto: Reprodução/Galeria da Arquitetura)

Texto: Vinícius Veloso

29/11/2021 | 17:00 — No último sábado (27), a arquitetura nacional se despediu de um dos seus maiores ícones: Ruy Ohtake. Responsável por mais de 300 projetos executados no Brasil e no mundo, o profissional faleceu aos 83 anos, vítima de um câncer. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1960, mesclava em seus trabalhos a pesquisa tecnológica com uma plasticidade única. As obras assinadas por ele trazem formas geométricas bem definidas e linhas arredondadas, características reproduzidas em prédios públicos, cinemas, escolas, teatros e empreendimentos residenciais projetados por Ohtake. Durante a carreira, recebeu mais de 25 prêmios, com destaque para o Colar de Ouro — considerado a honraria máxima concedida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Conheça, na lista abaixo, cinco projetos que levam a assinatura do arquiteto.

Hotel Unique

O Hotel Unique tinha a proposta de ser único, se diferenciando por seu design, espaços e atendimento personalizado. Para atender a esse desejo, Ruy Ohtake desenhou um edifício com formato de arco invertido e marcado por janelas circulares. Suspensa do solo, a estrutura imponente é parcialmente apoiada nas extremidades em duas empenas de concreto de 50 cm de espessura e em oito pilares distribuídos no volume protegido por uma fachada de vidro.

Veja mais sobre o projeto do Hotel Unique.

Centro de Formação de Professores EducaMais Jacareí

O Centro de Formação de Professores EducaMais Jacareí é um importante polo cultural para a cidade e para o vale do Parnaíba. Localizado na via Dutra, precisava atrair a atenção daqueles que chegavam ao município do interior paulista. De acordo com Ohtake, a obra deveria ser forte, mas não poderia ser um “grito no vazio”. Por isso, sua fachada recebeu quatro tons de vermelho que transformaram a construção em um verdadeiro marco na paisagem.

Veja mais sobre o projeto do Centro de Formação de Professores EducaMais Jacareí.

Praça das Artes Barueri Antônio Augusto de Moraes Liberato

O complexo Praça das Artes Barueri Antônio Augusto de Moraes Liberato – que homenageia o apresentador Gugu Liberato – será uma referência no Estado de São Paulo. Além de sua arquitetura contemporânea e marcante, o espaço carrega também a missão social de democratizar o acesso e fomentar o desenvolvimento de atividades culturais. O local receberá espetáculos de dança, música e arte, assim como sediará aulas de teatro, artes, entre outras.

Veja mais sobre o projeto da Praça das Artes Barueri Antônio Augusto de Moraes Liberato.

Embaixada do Brasil em Tóquio

Construído no bairro de Aoyama, o edifício foi projetado em 1981. Eleita como uma das preciosidades da arquitetura contemporânea da capital japonesa pelo jornal The New York Times, a embaixada utiliza as cores para marcar a identidade nacional em terras nipônicas.

Instituto Tomie Ohtake

A edificação que abriga a instituição dedicada à mãe de Ruy Ohtake, a artista plástica Tomie Ohtake, está no bairro Pinheiros, em São Paulo. As cores nas fachadas e as formas geométricas destacam o empreendimento em meio aos demais edifícios corporativos na vizinhança.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.