Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Saiba quem são os vencedores do Concurso do Cartaz deste ano

A edição deste ano contou com dois segundos lugares (foto: Paulo Cesar da Silva/Governo do Estado de São Paulo)

Texto: Lucas Barbosa

30/04/2019 | 14:11 – O resultado do Concurso do Cartaz, realizado para a 33ª edição do prêmio Design MCB – organizado pelo Museu da Casa Brasileira –, foi revelado ao público. O trabalho vencedor foi concebido pela paulista Stephanie Mathias de Souza. Já o segundo lugar foi divido entre Luan Piani e a dupla Guilherme Dorneles e Carolina Gehlen. A edição deste ano contou com 428 inscrições advindas de 18 estados brasileiros.

Realizada de maneira contínua nos últimos anos, a competição tem como objetivo incentivar a criação e o debate sobre peças gráficas e procura restaurar sua importância nas campanhas de divulgação.

Gustavo Piqueira, coordenador da comissão julgadora do concurso, disse que os três vencedores do concurso possuem muitas semelhanças entre si, diferentemente dos vencedores e finalistas das edições anteriores do Prêmio Design MCB. “Além de atenderem aos requisitos habituais de seleção, as peças também se propõem a discutir o cenário sociopolítico do Brasil de hoje e, para tanto, lançam mão de premissas conceituais semelhantes, terminando por se estruturar sobre princípios formais muito similares: a imagem em detrimento do texto, a metáfora visual como elemento central”, explica.

A grande vencedora recebeu R$ 3 mil pela conquista e fechou um contrato de R$ 3 mil para conceber outras peças gráficas para a 33ª edição do Prêmio Design MCB. Além disso, o cartaz vencedor vai compor a mostra do Concurso do Cartaz, que conta com os dois cartazes que dividem o segundo lugar e outros 43 trabalhos. A mostra será aberta no dia 23 de novembro paralelamente à exposição do 33° Prêmio Design MCB.

Conheça os trabalhos vencedores


1° Lugar
Autora: Stephanie Mathias de Souza
Estado: SP


2° Lugar
Autor: Luan Piani
Estado: SP


2° Lugar
Autores: Guilherme Dorneles e Carolina Gehlen
Estado: SP
Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo