Senado aprova construção de memorial às vítimas da Covid-19 em frente ao Congresso

A execução do projeto depende da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o local é tombado nos âmbitos federal e distrital
0 Compartilhamentos
0
0
0

Memorial Covid-19 Congresso

O projeto prevê a instalação de 27 lápides no espelho d’água localizado em frente ao prédio do Congresso (Foto: Reprodução)

Texto: Vinícius Veloso

07/10/2021 | 17:30 — Na última terça-feira (5), o Senado aprovou o projeto para construção de um memorial às vítimas da Covid-19. O texto, que agora segue para promulgação, prevê a instalação de 27 lápides no espelho d’água localizado em frente ao prédio do Congresso. Essas colunas homenageiam as vidas perdidas em cada uma das 27 unidades da Federação. A proposta foi elaborada por parlamentares que integram a CPI da Covid, como o relator Renan Calheiros. A ideia é que a estrutura seja permanente, no entanto, existe a possibilidade de torná-la desmontável. Com custo de implantação bastante baixo, as peças serão de mármore branco.

“É essencial que essa mensagem esteja presente no coração do país, na Praça dos Três Poderes, no Congresso Nacional”, afirmou Calheiros. Para o senador Randolfe Rodrigues, ter o memorial em frente ao Congresso é uma maneira de eternizar um alerta para que as futuras gerações não voltem a cometer os mesmos erros, além de ser um gesto de respeito às vidas perdidas. Até o final desta semana, o Brasil atingirá a marca de 600 mil mortos pela pandemia.

“No memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil, além de homenagear as pessoas que perderam a vida e os seus familiares, o Senado também manterá gravados os percalços de uma das tragédias mais graves da história de nosso país, que assolou o nosso povo de maneira tão dramática”, comentou o senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid.

Iphan

Apesar da aprovação no Senado, o memorial depende da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o local é tombado tanto no âmbito federal quanto distrital. O órgão informou que não foi notificado sobre a proposta.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.