Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Ser visto para ser lembrado


Em uma área de extrema competitividade como a arquitetura é cada vez mais importante investir no diferencial para conquistar credibilidade e convencer a exigente clientela. Nesse sentido, o marketing pessoal se apresenta como um dos recursos mais poderosos disponíveis no mercado, capaz de colocar o arquiteto à frente dos concorrentes, beneficiando não somente sua vida profissional, como também seu crescimento pessoal.

A partir desse contato direto, construir uma imagem positiva admite atenção redobrada quanto a alguns termos como aparência física, gestos, postura, voz, vocabulário, assim como a busca por maiores conhecimentos e habilidades profissionais, os quais conferem ao arquiteto sua marca de personalidade e de caráter.

Assim, veja quatro dicas para você se promover: 

1. Apresentação

As mensagens são transmitidas pela aparência, pela postura, pelo gesto, pela fisionomia e pelo olhar. Logo, é importante que o arquiteto atente-se quanto ao vestuário e ao modo de falar objetivo, sem gírias. Procurar desenvolver e manter gestos que inspirem segurança e tranquilidade também ajudam a moldar a credibilidade pessoal.

2. Conhecimento e habilidades específicas

De nada adianta investir na aparência se por dentro não há conteúdo, correto? Assim, é fundamental que o profissional tenha domínio técnico e conhecimento sobre a arquitetura, dedicando-se a exemplificar ao cliente seu potencial, através de um portfólio com obras já realizadas, por exemplo. Vale também procurar aprimorar suas capacidades até então adquiridas, participando e, se possível, ministrando cursos, palestras e congressos.

3. Marca

Desenvolver uma marca própria é criar uma identidade que garanta uma imagem única, agregando valor e humanizando os serviços. É possível tornar-se diferente do outro a partir de várias medidas, como possuir um cartão de visitas, pelos desenhos do profissional e até da placa de obra com o nome do arquiteto.  

4. Visibilidade

O marketing pessoal é eficaz somente quando a pessoa conhece seu público e permite que ele o conheça. Com a internet, tornar-se conhecido não é o problema, pois ela possibilita a relação entre várias pessoas e forma uma rede de contatos, importantíssima para ampliar a realização de parcerias com outros escritórios e, principalmente, auxiliar na captação de clientes. Lembre-se: um bom serviço realizado hoje é a indicação de amanhã.


Crédito/fonte da foto: Curso Sucesso
Fonte do post: Ipog 

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