Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Simetria de construção

                                                                                                 Foto: Nelson Kon, Projeto: Casas AV – Corsi Hirano Arquitetos

Redação Galeria da Arquitetura

A construção de casas geminadas muitas vezes é escolhida para acomodar um extenso programa dentro de um lote limitado. Ao parear as habitações, o terreno é explorado ao máximo e caem os custos de mão de obra e materiais, já que alvenaria, instalações hidráulicas e elétricas são otimizadas diante desse processo feito em conjunto.

                                                                                 Foto: Leonardo Finotti, Projeto: Vila Aspicuelta – Tacoa Arquitetos Associados

Geralmente, a concepção de casas geminadas requer atenção redobrada no que diz respeito à ventilação, por vezes comprometida em função da parede em comum – que impede a instalação de pequenas aberturas ou janelas.

                                                                                                 Foto: Nelson Kon, Projeto: Casas AV – Corsi Hirano Arquitetos

Outra preocupação importante é a acústica: é preciso conter o barulho do vizinho. E isso pode ser feito com a aplicação de paredes duplas com mantas de isolamento – que criam um vazio e abafam o som.

                                                                                Foto: Pedro Vannucchi, Projeto: Vila Residencial Leporace – Base 3 Arquitetos

Exemplos bem-sucedidos

Projetos como a Vila Aspicuelta, do escritório Tacoa; e as Casas AV, de Corsi Hirano; são excelentes exemplos de que é possível aliar a solução de custo-benefício à estética diferenciada.

Outra característica comum dos dois projetos é que eles incentivam o convívio social. Apesar das unidades independentes, os dois têm áreas térreas – recreativas e de circulação – que se tornam um lugar de encontro entre os moradores.

                                                                    Foto: Pedro Vannucchi, Projeto: Vila Residencial Leporace, do escritório Base 3 Arquitetos

“A concepção das Casas AV prevê um pátio central de convivência para os moradores – um lugar de encontro para todos”, comenta Daniel Corsi, arquiteto titular do escritório Corsi Hirano.

Você sabia? ► Por definição, a palavra geminada é uma variação do verbo geminar, que significa “duplicar”. Ao aplicar esse termo à arquitetura, entende-se por casas geminadas duas ou mais moradias que possuem plantas baixas iguais – porém espelhadas –, unidas por uma parede, estrutura e telhados compartilhados.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo