Sinduscon-MG realiza campanha para prevenção da covid-19 nos canteiros

Além de instruir os trabalhadores, a ação pretende transformá-los em multiplicadores de informações importantes no combate à pandemia
0 Compartilhamentos
0
0
0

Com o uso de materiais informativos e vídeos, o objetivo da campanha é conscientizar toda a cadeia da construção civil (Foto: Drazen Zigic/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

18/03/2021 | 15:30 — O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), juntamente com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), está realizando uma série de ações para reforçar os cuidados de prevenção contra a covid-19 nos canteiros. A iniciativa integra a campanha “Construção contra o coronavírus – não vamos baixar a guarda”, lançada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Muito além de apenas informar os trabalhadores sobre a importância de respeitar os protocolos de saúde, as ações visam transformá-los em multiplicadores de conhecimento, de forma que eles levem o recado para os ambientes familiares. A partir de materiais informativos e vídeos, a ideia é conscientizar toda a cadeia — desde operários até empresários. 

“Neste momento, com um ano de evolução dos esforços contra a pandemia no Brasil, estamos mais preparados para a prevenção”, afirma Ana Lúcia Elias de Almeida, coordenadora médica do Seconci-MG, indicando que a campanha é um incentivo para os profissionais se transformarem em agentes que colaboram ativamente no benefício da sociedade. A coordenadora analisa que o período atual é adequado para que as ações já implantadas sejam revistas e, se necessário, melhoradas.

De acordo com Geraldo Linhares, presidente do Sinduscon-MG, o combate ao vírus é uma missão que depende de todos e não pode ter trégua. “Temos sido vencedores, tivemos poucos casos entre funcionários da construção civil e precisamos continuar no mesmo caminho, seguindo todos os protocolos de segurança”, comenta. Ele reforça que a pandemia não acabou e que todos os trabalhadores devem continuar seguindo os cuidados recomendados.

Premiação

Os investimentos realizados pelas construtoras para adotar medidas que mitiguem a doença são valorizados pelo “Prêmio de Segurança do Trabalho”, promovido pelo Sinduscon-MG e Seconci-MG. Em 2020, ele passou a ser direcionado para reconhecer boas práticas no enfrentamento da pandemia.

“A manutenção das atividades foi discutida com os sindicatos dos trabalhadores, atendendo ao objetivo de proteger a saúde dos funcionários e manter emprego e renda”, diz Linhares, comentando que a construção civil mostra ser possível alcançar bons resultados por meio de soluções acessíveis.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.