TCC brasileiro sobre abrigos provisórios é selecionado para o Congresso Mundial de Arquitetos

Trabalho do arquiteto Luiz Leite é sobre construções com materiais naturais ou reciclados que podem ser executados durante emergências na região amazônica
0 Compartilhamentos
0
0
0

TCC sobre abrigos provisórios

As estruturas podem ser montadas pelas próprias famílias atingidas por emergências (Foto: Reprodução/Instagram/Luiz Leite)

Texto: Vinícius Veloso

31/05/2021 | 17:30 — Formado em 2020 pelo Centro Universitário Luterano de Santarém (Ulbra), o arquiteto Luiz Leite teve o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) selecionado para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos Rio (UIA2021RIO). O projeto que será exposto no evento detalha abrigos provisórios e sustentáveis para a região amazônica. As estruturas, construídas com materiais naturais ou reciclados, são pensadas para o clima típico daquela localidade, proporcionando comodidade e segurança para pessoas atingidas por situações emergenciais.

O projeto permite que as próprias famílias em dificuldade montem os abrigos. Depois do uso, as estruturas podem ser desmontadas. É possível, ainda, reutilizá-las em outras situações pelo período de cinco anos. Tal característica oferece um lugar para as pessoas ficarem pelo tempo que durar a situação emergencial, protegidas de riscos mais severos.

Aplicação

As estruturas poderiam ser executadas, por exemplo, em Santarém (PA). A cidade tem sido atingida pelas cheias nos rios, como aconteceu no último dia 14 quando a prefeitura decretou situação de emergência devido às inundações, principalmente nas áreas ribeirinhas. Mais de 3 mil famílias foram atingidas e quase 900 ficaram desalojadas. Para Leite, a implantação das construções provisórias ajudaria essas pessoas. “Como arquiteto, não temos que pensar em casas bonitas, mas sim no social. Pesquisar e ir a fundo às problemáticas. A cidade faz parte de todo o nosso trabalho”, afirmou em entrevista concedida ao portal G1.

O congresso

Em 2021, o Congresso Mundial de Arquitetos será realizado no Brasil pela primeira vez. O evento da União Internacional de Arquitetos (UIA) nacionalmente é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Integrado às atividades, estará o 40º Seminário do Public Health Group (UIA-PHG 2021), um dos grupos temáticos da UIA.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.