Terreno de depósito de rejeitos em Minas Gerais será transformado em parque público

A área de 70 mil m2 fica no município de Ouro Preto, região central do estado, e passará por processo de remediação antes de receber os equipamentos de esportes e lazer
0 Compartilhamentos
0
0
0

A previsão é de que o parque seja inaugurado no próximo mês de dezembro (Foto: Neno Vianna/Prefeitura Ouro Preto)

Texto: Vinícius Veloso

05/05/2021 | 17:30 — O terreno de 70 mil m2 que recebia os rejeitos da fábrica de alumínio Novelis, na cidade de Ouro Preto (MG), será remediado e transformado em parque público. As obras já têm o aval da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e serão executadas pela própria empresa, que encerrou a operação de alumínio primário no município em 2014. A inauguração da nova área de esportes e lazer está prevista para dezembro de 2021.

O espaço contará com campo de futebol society e duas quadras, além de pistas de skate, de caminhada e de ciclismo. “A proposta é que após a construção do parque, a Novelis faça a doação do equipamento ao município em conformidade com algumas obrigações que estão sendo negociadas entre as partes”, destaca Diogo Ribeiro dos Santos, Procurador Geral de Ouro Preto, informando que a empresa já está finalizando a primeira fase da remediação.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, acredita que a obra beneficiará os jovens. “Na visita técnica que a prefeitura fez ao local, em conjunto com as secretarias da Casa Civil, de Meio Ambiente e de Governo, o consultor e procurador na Novelis apresentou a planta da área onde será entregue um dos mais modernos parques urbanos do país”, diz.

O terreno

A área que receberá o parque foi usada para a deposição de rejeitos até 1974, quando acabou desativada. O local foi alvo de diferentes estudos para identificar a situação do subsolo, análises que também serviram como base para propor a remedição e utilidade futura. Entre os trabalhos já concluídos no terreno estão a impermeabilização do solo, adequação do relevo e execução das redes de drenagem.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.