Torre principal da Catedral de Notre-Dame desaba após incêndio

Com mais de quatro horas de duração, o fogo que acometeu a estrutura foi combatido por um efetivo de 400 bombeiros
0 Compartilhamentos
0
0
0

A Catedral de Notre-Dame é uma das representantes mais antigas da arquitetura gótica no país (foto: Milliped [CC BY-SA 4.0])

Texto: Lucas Barbosa

17/04/2019 | 09:33 – A Catedral de Nortre-Dame, um dos maiores expoentes da história francesa, foi parcialmente acometida por um incêndio na última segunda-feira (15). Concebido entre os anos de 1160 e 1345, o complexo religioso é um dos mais antigos de arquitetura gótica na França.  A catedral é considerada patrimônio da humanidade desde 1991.

O fogo começou por volta das 18h50 do horário francês e durou por mais de quatro horas, sendo combatido por um efetivo com mais de 400 bombeiros. Mesmo assim, o incêndio danificou a estrutura da torre principal que acabou desabando.

O presidente francês Emmanuel Macron visitou o local ao lado de religiosos e autoridades. O mandatário disse que o complexo será reconstruído com ajuda de “grandes talentos”. Ele também divulgou que um fundo nacional e além-fronteiras será criado para auxiliar a reconstrução.

Sobre a Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame está situada na pequena Ilha de la Cité, em Paris. Cercada pelo Rio Sena, possui 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura. Sua parte mais alta conta com abóbadas.

Além disso, a catedral guarda um dos itens mais sagrados do cristianismo: os fragmentos da coroa de espinhos que os soldados romanos usaram para coroar Jesus Cristo.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *