Um edifício composto por 150 árvores

Você não vai precisar fugir da cidade em busca de ar puro e sossego. O edifício 25 Verde, localizado
0 Compartilhamentos
0
0
0

Você não vai precisar fugir da cidade em busca de ar puro e sossego. O edifício 25 Verde, localizado na movimentada cidade de Turim, Itália, utiliza 150 árvores que garantem diversas benfeitorias aos moradores.

 

Os cinco andares do prédio projetado pelo designer Luciano Pia estão cercados pela vegetação, o que provoca um enorme contraste com a rigidez da paisagem predominantemente urbana, ocasionada pelo cinza do concreto.

A estrutura ondulante do edifício-floresta é composta por vigas e colunas de aço em forma de troncos de árvores, que sustentam perfeitamente os 63 apartamentos. Estes, cobertos por telhas de madeira lariço, possuem variados layouts e generosos terraços que, devido à disposição de grandes vasos de plantas, contribuem para o aspecto sustentável do projeto.

Em conjunto com 50 árvores plantadas no jardim do pátio, o ambiente completamente verde é capaz de capturar cerca de 200 mil litros de dióxido de carbono por hora, permitindo que os efeitos da poluição do ar não sejam sentidos pelos moradores, além de protegê-los quanto ao barulho proveniente das agitadas ruas de Turim. As árvores também regulam a temperatura do local, pois inibem os raios solares durante o verão, projetando sombras, enquanto funciona como estufa durante o inverno.

Além disso, o edifício concluído em 2012, apresenta bons índices de eficiência energética, pois adota soluções integradas, como isolamento contínuo, proteção solar, ventilação natural, sistemas que fazem uso da energia geotérmica com bombas de calor e reaproveitamento da água da chuva para regar a vegetação. Quando as folhas caem no inverno, permitem a entrada de luz solar nas unidades.

A escolha das espécies varia de acordo com as necessidades de cada espaço. Assim, o projeto estabelece uma gama diversifica de folhas, cores e flores, que embeleza toda atmosfera verde.

Crédito/fonte da foto: Design Boom
Fonte do post: Uol, Luciano Pia e Design Boom

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *