Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Uma homenagem à Zaha Hadid

Zaha Hadid faleceu hoje, aos 65 anos de idade, depois de sofrer um ataque cardíaco. Em seus mais de 30 anos de carreira, a arquiteta iraquiana – vencedora do Pritzker – colecionou premiações, importantes obras construídas e deixou outras tantas em andamento.

Royal Institute of British Architects - RIBA

Nascida em Bagdade, no Iraque, estudou matemática na Universidade Americana de Beirute e, posteriormente, arquitetura na Architectural Association de Londres. Sua carreira efetiva como arquiteta começou em 1979, quando inaugurou o próprio escritório, o Zaha Hadid Architects.

Entre as inúmeras declarações de comoção, o também vencedor do Pritzker Richard Rogers mencionou que Zaha “era uma grande arquiteta, uma mulher e uma pessoa fantástica. Dos arquitetos emergentes dos últimos anos, ninguém teve mais impacto do que ela. Ela lutou pela sua posição enquanto mulher, lutou por cada centímetro. É uma grande perda”.

Prêmios

Conhecida como a musa do desconstrutivismo, Zaha estabeleceu uma posição sólida enquanto mulher no meio arquitetônico.  Foi laureada com o título de Dama do Império Britânico em 2012, e conseguiu outros dois feitos até então inéditos para as mulheres: em 2004 recebeu o prêmio Pritzker de Arquitetura, honraria que contempla toda a obra do arquiteto e, no mês passado, também foi a pioneira a levar Medalha de Ouro do British Architects Gold Medal (RIBA), a maior honraria da arquitetura do Reino Unido.

Principais obras

Dona de um traço fluido singular, a arquiteta foi aluna e posteriormente colega de trabalho de Rem Koolhaas, um dos arquitetos pioneiros e mais prestigiados da corrente desconstrutivista contemporânea. Foi essa arquitetura, que contrapõe o tradicional, que norteou a carreira de Zaha.

Centro Heydar Aliyev, Azerbaijão -  2012

Ganhou o prêmio Designs of the Year 2014, do Museu de Design de Londres, na categoria de arquitetura.

Crédito: Shutterstock

Dongdaemun Design Plaza, Coreia do Sul – 2014

Crédito: Shutterstock

Galaxy Soho, China – 2012

Crédito: Shutterstock

Innovation Tower, Hong Kong – 2014