Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Uma Paris futurística e verde


Quem já foi à Paris ou pesquisou sobre, conhece sua arquitetura clássica, histórica e com característica de “museu vivo”. Raras são as cidades do mundo que conseguiram preservar sua história como a capital da França.

O projeto audacioso, do arquiteto belga Vincent Callebaut, apresenta uma Paris totalmente diferente, com projeções arquitetônicas para um futuro verde.

 

O projeto “Paris 2050 Smart City” (Paris - Cidade Inteligente de 2050) mostra uma cidade povoada por fazendas verticais e torres alimentadas pela fotossíntese de árvores e plantas. O objetivo é reduzir 75% das emissões de gases do efeito estufa até 2050. A preocupação com as emissões de gás carbônico foi o que levou a prefeitura de Paris a pensar em replanejar o futuro da capital francesa.


Com muito verde e torres tecnologicamente avançadas que produzem energia limpa e renovável, o projeto usa todos os espaços possíveis para abrigar vegetação e nos mostra a cidade inteira totalmente arborizada, parecendo ter sido recriada dentro de uma floresta. Além disso, reforça a grande preocupação com a sustentabilidade no mundo moderno, e que o design e a tecnologia podem ser usados da melhor forma possível para o homem e o meio ambiente.