Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Vila de pescador feita para um marinheiro

As esverdeadas águas do Mar Mediterrâneo banham a pequena ilha de Malta, que esconde em Anchor Bay, um dos verdadeiros tesouros da região e da Europa. Sweethaven, mais conhecida como Vila Popeye, é um cenário de belas paisagens.


O marinheiro Popeye foi criado pelo cartunista norte-americano Elzie Crisler Segar e marcou a infância de muita gente, sendo mais tarde adaptado às telonas. Em 1970 começaram as obras para transformar as terras em um povoado do Popeye.

Foram sete meses de construção e 165 trabalhadores para que em 1980 o cenário fosse usado para lançar o musical estrelado por Robin Williams, em uma produção da Paramount Pictures em parceria com a Walt Disney Productions.

Todas as madeiras usadas no cenário foram transportadas da Holanda, pois não havia florestas pela região. Já as telhas chegaram do Canadá. Além disso, a equipe construiu um quebra-mar para conter a maré e as ondas e preservar o charme da vila. Suas casinhas coloridas pitorescas, ao melhor estilo ‘vila de pescador’, dão um olhar único ao local.




Com seus 85 anos, completados em 2014, a Popeye Village Fun Park tem entrada gratuita e é sucesso de público nos dias atuais. Com o término das gravações e a falta de público nas salas de cinema, as produtoras decidiram colocar abaixo o cenário do curta metragem do marinheiro que come espinafre para ficar forte.

Mas, após uma grande mobilização dos moradores da região, eles conseguiram que a Paramount e a Disney cedessem a ilha para a criação do museu. A vila permanece intacta, exatamente como se pode ver no filme, e ainda oferece apresentações dos personagens da turma do Popeye, visitas aos cenários das filmagens, museus e diversas outras opções de diversão para crianças e adultos.

Composta por 19 casas de madeira, a vila hoje é um museu a céu aberto que atrai turistas do mundo inteiro para conhecer este incrível lugar que parece ter parado no tempo.

Veja mais algumas fotos e entre um pouco no cenário de Popeye e sua turma: