Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Você moraria em uma casa-vaso?


O escritório vietnamita Vo Trong Architects encontrou uma alternativa interessante para não perder de vista a origem do país, repleto de florestas tropicais ameaçadas pela construção de novas casas e prédios.

É que o condomínio projetado por seus arquitetos determina casas com até três pavimentos, sendo que sua cobertura tem "moradores" ilustres: plantas e árvores.


Nesse caso, há uma camada de solo adequada para o cultivo das plantas com raízes relativamente profundas. Além disso, a terra previne os efeitos da enchente, uma vez que absorve a água. Ao mesmo tempo, o jardim suspenso serve como um agradável lugar de convivência entre os moradores da residência.


O formato das casas é bem peculiar: quem observa de cima tem a impressão de estar se deparando com um grupo de vários vasos. O design, evidente, é proposital para instigar a população sobre as consequências grosseiras que o processo de urbanização tem causado em algumas regiões do país, sobretudo a poluição. A perspectiva é de que outras casas no mesmo formato sejam construídas nas demais regiões do Vietnã.

 

E aí, você acha que a iniciativa vale a pena? Poderia ser empregada em algumas cidades do Brasil?

 

Site: Ken Nakagaki 

Crédito da foto: Divulgação Vo Trong Nghia


Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo