Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Vozes da natureza

Cercada por extensas florestas, a paisagem da Estónia serviu de inspiração para um grupo de estudantes de arquitetura de interiores da Academia de Arte da Estónia. Eles implantaram três megafones no meio da Pähni Nature Centre – área de reserva ambiental. Em formato de cone, semelhante a um funil, essas estruturas de madeira ampliam os sons da natureza de tal maneira que podem ser ouvidos na cidade.

Crédito: Huffpost Arts & Culture

Batizados de “ruup”, os objetos têm três metros de diâmetro e foram posicionados a uma distância e com ângulos específicos para criar um ponto central, de maneira que o balançar da copa das árvores, o cair da chuva sobre a terra e, claro, o cantar dos pássaros, possam ser reproduzidos com todos os detalhes.

Crédito: Huffpost Arts & Culture

Isso acontece devido ao efeito de som surround, uma vez que a configuração dos megafones permite captar os sons da floresta a partir de todas as direções, com sensibilidade e alcance incomparáveis. Além disso, seu amplo interior pode servir de palco para apresentações musicais e oferece espaço suficiente para que as pessoas possam sentar e relaxar.

Crédito: Huffpost Arts & Culture

O modelo das peças foi concebido pela aluna Birgit Õigus, que contou com a ajuda dos colegas Mariann Drell, Ardo Hiiuväin, Lennart Lind, Henri Kaarel Luht, Mariette NOMM, Johanna Sepp, Kertti fuligem, Sabine Suuster no processo de construção. Todos foram instruídos por Aet Ader, Karin Tõugu, Kadri Klement e Mari Hunt, arquitetos do escritório b210.

Crédito: Huffpost Arts & Culture

Fontes: Addictable e Contemporist

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo