Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Wave House: A onda verde

As casas experimentais que estão sendo construídas na aldeia de Sillery, arredores de Reims, na França, estão sendo nomeadas como ‘não tradicionais’, devido às suas arquiteturas inusitadas. Um dos arquitetos envolvido no projeto é o francês Patrick Nadeau, que desenvolveu a Wave House, uma casa onde seu telhado muda de aspecto de acordo com a estação do ano.


A estrutura da ‘onda verde’ é de madeira, com fundações de concreto e paredes de exteriores de policarbonato. O telhado possui um sistema de rega e mecanismo de retenção de água da chuva, além de contar com um sistema especial de plantação, que teve seu desenho elaborado com a participação de arquitetos do ateliê de design paisagístico Ecovégétal. 



A forma semicilíndrica da carapaça funciona como um isolante térmico, e de maneira cuidadosa faz com que a vegetação seja fixada na superfície em curva do telhado. As espécies foram escolhidas para compor o visual de acordo com a resistência às variações climáticas e que modifiquem a aparência da casa de acordo com a estação do ano.


A construção sustentável também serve como um micro-habitat para insetos e pássaros e o sistema de retenção de água ajuda a umidificar a vegetação na quantidade necessária.

O intuito do projeto é fazer com que uma das 63 casas experimentais se tornem de habitação e de acessibilidade para as pessoas da região.


Crédito/fonte da foto: Arquitetura Sustentável
Fonte do post: Arquitetura Sustentável e Green Style

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo