Galeria da Arquitetura
Anos de amizade e muita cumplicidade cercaram o projeto da Casa Jaguar, assinado pelo escritório STArq. O arquiteto Stephan Steyer conta que, apesar de o escritório não ter o costume de conceber residências, abriu uma exceção para este cliente, que é um amigo de longa data.
Outros projetos já haviam sido idealizados para o cliente, inclusive um apartamento e um escritório. Desta vez, o pedido foi que o arquiteto concebesse a casa de veraneio da família, localizada em um terreno de dois mil metros quadrados na cidade de Jaguariúna (SP).
A equipe de arquitetos apostou em uma implantação em formato de “L”, com os quartos dispostos no eixo leste-oeste, protegidos por cobogós dos dois lados. Já a sala principal fica voltada para o norte, com acesso direto à área da piscina, que é o coração da casa.
Aliado ao lazer, o design da área externa aproveita ao máximo a área verde, deixando um grande gramado para os filhos brincarem. Sem um projeto de paisagismo elaborado, o intuito era criar um ambiente que evolui com o crescimento das crianças.
O programa de necessidades da Casa Jaguar é típico de uma casa de campo. Os visitantes são recebidos pela grande área de lazer, formada pela piscina e conectada a um salão que se abre completamente para o exterior, criando uma continuidade entre a sala de estar, a cozinha e a área externa.
Os degraus, que ligam a parte principal da casa à área de lazer, também funcionam como assentos, oferecendo um espaço perfeito para relaxar e admirar o pôr do sol.
Galeria da Arquitetura