Dicas de como apresentar um projeto de arquitetura

Para convencer os clientes sobre seus projetos, os escritórios de arquitetura possuem estratégias pr
0 Compartilhamentos
0
0
0

Para convencer os clientes
sobre seus projetos, os escritórios de arquitetura possuem estratégias
próprias, para isso, promovem a apresentação de seus trabalhos, que incluem:
palestras, projeção de imagens e introdução de conceitos. Separamos algumas dicas para auxiliar na demonstração dos
trabalhos.

Preparo

1 – Primeiro, deve-se fazer
uma introdução, apresentando seu planejamento. Tratar desse briefing é a chave para que haja
aproximação da meta a ser atingida entre cliente e arquiteto. Capte a
atenção dos participantes desde o início.

2 – Definir um conceito para
cada projeto garante unidade ao trabalho apresentado. Após a apresentação do
breve conceito, damos início à apresentação do projeto de arquitetura, com
diferentes soluções estéticas, de forma a atender às necessidades do cliente.

3 – Ao iniciar a apresentação,
procure destacar aspectos relevantes do programa de necessidades e do
organograma de funções da edificação, e descrever como tais aspectos foram
contemplados no projeto.

4 – A apresentação das
imagens do projeto pode ser feitas através de animações, filmes e fotos. A
quantidade de imagens deve variar entre quatro e seis, e incluir plantas, cortes,
fachadas e quadros de área.

5 – Fique atento as novas
tecnologias de mídias, para estar sempre um passo a frente nas suas
apresentações.

6 – De olho no tempo.
Procure ter a duração de uma hora.

Formas de apresentar

1 – Descontraia a apresentação. Para que não se transforme em um tédio,
vale oscilar o tom de voz, fazer brincadeiras, lançar perguntas para testar a
atenção e ser didático. Essas são fórmulas aconselháveis para que os participantes
relaxem.

2 – Ao explicar o projeto, dê exemplos. Mostre ilustrações, croquis,
maquetes volumétricas, plantas de referência do projeto e deixe aberto a
questionamentos. Desta forma, facilita a compreensão.

3 – Solução clara e funcional é mais importante do que belíssimas
apresentações.

4 – Evite termos técnicos, entretanto, pode ser interessante ampliar o
repertório de seu cliente, utilizando novos termos, seguidos de uma breve
explicação.

Documentação

1 – A documentação deve conter as informações necessárias para a
compreensão das soluções apresentadas aos clientes.

2 – A entrega do material apresentado deve dar condições de pleno
entendimento do projeto.

 

3 – Prepare uma apostila com todas as informações apresentadas como
plantas, cortes, fotos, perspectivas, estimativa de custos, etc. e entregue ao
cliente no fim da apresentação. Ter seu material em mãos estreita os
relacionamentos.

Fim da apresentação

1 – As dúvidas e perguntas precisam ser tratadas de forma natural, pois
isso representa o interesse do cliente.

2 – As eventuais dúvidas que surgirem também podem ser deixadas para
serem discutidas após a apresentação. Além disso, é bastante comum que se
organize uma reunião extra para discutir diferentes soluções.

3 – As apresentações de projetos de arquitetura bem-sucedidas fazem parte
do planejamento do escritório. Conquistam clientes e garantem projetos.

Crédito/fonte da foto: Vivi Freitas e Abril
Fonte do post: Estudantes
de arquitetura
Clique arquiteturaEspaço arquitetura 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar