Arquitetura desde cedo

Arquitectura para niños: ensino de arquitetura para crianças na Espanha. Programa dividido em sete sessões com metodologia prática e didática.
0 Compartilhamentos
0
0
0

Arquitetura desde cedoCréditos: Divulgação/ architectura para niños

Redação Galeria da
Arquitetura

Ensinar arquitetura para o público infantil de maneira
prática e didática. Esse é o objetivo do Arquitectura para niños, elaborado na
Espanha pela taller abierto gestión cultural. Entre 2014 e 2015, o programa
educativo foi selecionado na chamada de projetos escolares da EducaBarrié,
fundação que orienta as atividades nas áreas de educação, ciência, ação social,
patrimônio e cultura de Galiza, comunidade autônoma do país.

Aplicado em um colégio público, o projeto foi direcionado a
uma turma de 4º grau formada por 49 alunos, dividida em grupos de 24 e 25
integrantes. De acordo com os organizadores, o Arquitectura para niños convidou
as crianças a conhecerem paisagens e refletirem sobre o meio em que vivem com
atividades práticas dentro e fora da sala de aula.

A metodologia desenvolvida pelo taller abierto visa a ensinar
a arquitetura em seu sentido mais amplo, investigando a habitação dos pontos de
vista geográfico, histórico, ecológico e formal. O programa é dividido em sete
sessões: O refúgio: comportamento animal e humano; Habitação: fatores
territoriais e sociais; Antropometria: medida e proporção; A escala e o léxico
arquitetônico básico; Ferramentas do arquiteto: modelo e plano; O entorno
próximo: reflexão; e O entorno próximo: atuação. 

Créditos: Divulgação/ architectura para niños


No encerramento do programa, que durou quatro meses, os alunos escolheram
coletivamente um projeto final entre os dez apresentados, cuja proposta tratava
de abrir a escola ao espaço público de uma praça próxima. “Inesperadamente e,
felizmente, o projeto se tornou realidade, pois a Câmara Municipal de
Pontevedra assumiu o financiamento das obras”, revela Marta Guirado, arquiteta
e sócia-fundadora do taller abierto.

Incluso na grade educacional da escola, os organizadores
esperam que o projeto atinja proporções mais amplas. “A ideia é que ele se
comporte como um organismo vivo, que se transforma e cresce a cada ano, assim
como a nossa sociedade”, conclui Guirado.

Créditos: Divulgação/ architectura para niños

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar