Casa Folha, por Mareines + Patalano Arquitetura – Foto: Leonardo Finotti
Redação Galeria da Arquitetura
A aparência de uma obra é fundamental. Por isso, o projeto da cobertura requer atenção. Além de agregar valor estético, ele pode atender a diversas funções, como captar águas de chuva, favorecer a iluminação, a ventilação e a acústica interna.
Algumas coberturas se destacam pela arquitetura. A seguir, selecionamos alguns projetos que fogem do comum: seja pela estética, seja pela pluralidade de funções. Confira a lista:
O FGMF Arquitetos começou o projeto da Casa Botucatu pela cobertura. Durante o verão, ela garante sombra e cria uma varanda. Já no inverno – devido à posição mais baixa do sol –, permite a passagem do calor por debaixo da estrutura, aquecendo os volumes ocupados da residência.
Ginásio – Clube Alto dos Pinheiros
Com a necessidade de uma estrutura mais leve e que respeitasse o gabarito de 10 m de altura do bairro de Pinheiros, em São Paulo – além das necessidades espaciais de alguns esportes –, os arquitetos do Gálvez & Martón optaram por rebaixar o terreno do Ginásio do Clube Alto dos Pinheiros e realizar uma cobertura com estrutura de aço tubular soldada. O fechamento foi feito com membranas translúcidas – componentes semelhantes ao tecido de uma camisa.
A cobertura curva dos edifícios do Museu de Arte do Rio (MAR) e da Escola do Olhar integra os ambientes com o auxílio de uma passarela suspensa e uma praça. O último pavimento foi suprimido para equilibrar a altura dos edifícios, deixando o sistema estrutural de colunas recuadas aparente e revelando os pilotis.
Inspirada em uma oca Kaiamurá, a cobertura da Casa Folha tem sua estrutura toda sustentada por vigas curvas de eucalipto. Além disso, no centro da edificação, uma das colunas recolhe cerca de 50% da água da chuva do telhado para reaproveitar na rega do jardim.
No retrofit de um antigo prédio na região central de São Paulo – que deu lugar à Red Bull Station – uma cobertura no topo permitiu a utilização das águas pluviais para regar as plantas, além de outros usos. A estrutura metálica também chama a atenção dos pedestres sobre a existência de um museu.
Red Bull Station, por Triptyque Architecture – Foto: Pedro Kok